Meio Ambiente

Esquilo ‘faz passeio’ em balneário da Serra e encanta moradores

O esquilo foi visto em Manguinhos. Foto: Hernane Schultais

Conhecidos pela sua aparência fofa e amigável, os esquilos conseguem encantar pessoas por onde passam. Nesta semana, foi a vez de moradores de Manguinhos serem surpreendidos pelo visitante surpresa. Da espécie, Guerlinguetus brasiliensis, o Caxinguelê foi fotografado numa residência do bairro, que sempre é palco para aparecimento de animais, devido sua Mata Atlântica. Por lá, já foram vistos jacarés, cobra ‘se refrescando’ no mar, pica-pau, raposa e também polvos bem próximos a praia.

Segundo o internauta, Saulo Alves, a fotografia foi feita pelo seu amigo, Hernane Schultais. “Parecia mesmo ser um esquilo e ficamos encantados. Sei que Manguinhos é quase um zoológico a céu aberto da Serra e tem muita frequência de animais exóticos que aparecem na região”, destacou o morador.

Em conversa com o biólogo Cláudio Santiago, o TEMPO NOVO confirmou que se trata de um esquilo. Segundo o especialista, o animal é da espécie Guerlinguetus brasiliensis (Caxinguelê). “Esquilo é um bicho de mata. Essa espécie é a mais comum e mais conhecida, principalmente em Mata Atlântica aqui da região, onde é bastante encontrado. Existem outras espécies no Brasil e no mundo, mas no Brasil, é a mais comum”, explicou.

Apesar de parecerem fofos e calmos, o biólogo alertou para o perigo de ataques, caso a pessoa tente se aproximar depois do animal. “São bonitos e tudo mais, mas sempre temos as velhas recomendações: deixar o bicho lá, pois ele é da família dos roedores e pode morder. E a mordida vai ser séria. O melhor é não manipular esse tipo de animal e muito menos tentar prender.”

Sobre alimentação, Cláudio explicou que os humanos não devem tentar dar alimentos para os esquilos. “É um bicho bem arredio e não vai aceitar alimentação humana muito fácil. Ele come nozes e a alimentação dele é muito especifica. Então é isso: não tentar alimentar, pois eles sabem se cuidar. Não tentar capturar ou pegar. Ele não vai deixar a aproximação acontecer porque é um animal bastante arredio”, finalizou o biólogo.

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de 10 anos, Gabriel Almeida atua como editor-chefe e repórter. Escreve com experiência para diversas editorias do portal. Além disso, assina a importante coluna: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades.

Últimas postagens

Serra recebe 4ª edição do maior encontro de networking feminino do município

Idealizado por Cristiane Puppim, o evento se consolidou como o maior encontro de networking feminino da Serra e terá como…

12 horas atrás

Incels no Brasil: conheça essa cultura misógina em expansão

O termo “incel” recentemente extrapolou a cultura de internet e foi parar nas telas de TV, na série “Adolescência”, da…

12 horas atrás

Comunicado – 09/05/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 09-05-2025 - 3ª ediçãoBaixar

12 horas atrás

Entenda o novo símbolo da acessibilidade e por que ele importa

A recente aprovação pelo Senado do novo Símbolo Internacional de Acessibilidade representa mais do que uma simples mudança visual; é…

12 horas atrás

Serra entra na disputa do Roda de Boteco com quatro bares representantes

Entre os destaques do Roda de Boteco, está o Bar do Mineiro, que vai em busca do tricampeonato após vencer…

13 horas atrás

Espetáculo inspirado em ícone da Tropicália será apresentado de graça na Serra

Inspirado em um, dos ícones da Tropicália, “Os Últimos Dias de Paupéria” será apresentado gratuitamente nesta sexta (10) no Eliziário…

13 horas atrás