Meio Ambiente

Esquilo ‘faz passeio’ em balneário da Serra e encanta moradores

O esquilo foi visto em Manguinhos. Foto: Hernane Schultais

Conhecidos pela sua aparência fofa e amigável, os esquilos conseguem encantar pessoas por onde passam. Nesta semana, foi a vez de moradores de Manguinhos serem surpreendidos pelo visitante surpresa. Da espécie, Guerlinguetus brasiliensis, o Caxinguelê foi fotografado numa residência do bairro, que sempre é palco para aparecimento de animais, devido sua Mata Atlântica. Por lá, já foram vistos jacarés, cobra ‘se refrescando’ no mar, pica-pau, raposa e também polvos bem próximos a praia.

Segundo o internauta, Saulo Alves, a fotografia foi feita pelo seu amigo, Hernane Schultais. “Parecia mesmo ser um esquilo e ficamos encantados. Sei que Manguinhos é quase um zoológico a céu aberto da Serra e tem muita frequência de animais exóticos que aparecem na região”, destacou o morador.

Em conversa com o biólogo Cláudio Santiago, o TEMPO NOVO confirmou que se trata de um esquilo. Segundo o especialista, o animal é da espécie Guerlinguetus brasiliensis (Caxinguelê). “Esquilo é um bicho de mata. Essa espécie é a mais comum e mais conhecida, principalmente em Mata Atlântica aqui da região, onde é bastante encontrado. Existem outras espécies no Brasil e no mundo, mas no Brasil, é a mais comum”, explicou.

Apesar de parecerem fofos e calmos, o biólogo alertou para o perigo de ataques, caso a pessoa tente se aproximar depois do animal. “São bonitos e tudo mais, mas sempre temos as velhas recomendações: deixar o bicho lá, pois ele é da família dos roedores e pode morder. E a mordida vai ser séria. O melhor é não manipular esse tipo de animal e muito menos tentar prender.”

Sobre alimentação, Cláudio explicou que os humanos não devem tentar dar alimentos para os esquilos. “É um bicho bem arredio e não vai aceitar alimentação humana muito fácil. Ele come nozes e a alimentação dele é muito especifica. Então é isso: não tentar alimentar, pois eles sabem se cuidar. Não tentar capturar ou pegar. Ele não vai deixar a aproximação acontecer porque é um animal bastante arredio”, finalizou o biólogo.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

3 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

3 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

4 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

4 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

21 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

22 horas atrás