Categories: Notícias

Esquina em Rosário de Fátima vira cracolândia e banheiro para moradores de rua

O consumo de drogas e álcool acontece à luz do dia no bairro. Foto: Fábio Barcelos

Por Clarice Poltronieri

Cracolândia, ponto da realização de churrascos com cervejas e até banheiro.  É no que se transformou a esquina entre as ruas Divino Espírito Santo com a Santos Dumont em Rosário de Fátima. De acordo com os moradores vizinhos isso começou a acontecer após a instalação de um Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), que oferece alimentação e banho para pessoas nessas condições.

Os moradores do bairro reclamam que o número de assaltos e o medo acompanham quem vive próximo ao local. Eles dizem ainda que a quadra da comunidade virou um hotel, com direito a geladeira, fogão, além dos colchonetes.

“O Centro Pop tem sido um calo no bairro, pois como não serve de abrigo, mas fornece café, almoço e jantar. Isso atrai a população de rua que acaba ficando no entorno. Aumentou a ocorrência de brigas, assaltos, uma situação que amedronta os vizinhos”, denuncia o presidente da Associação de Moradores, Luiz Tadeu Martins.

Quadra

Luiz Tadeu disse também que os moradores de rua estão dormindo na quadra do bairro.  Levaram para lá até fogões e geladeiras. “A comunidade está refém da situação, principalmente quem mora mais perto”, acrescenta.

Outra moradora do bairro, Dora Rodrigues Tristão, disse que a situação alterou a rotina da comunidade.  “Não dá para passar ali sozinha, tem que ser sempre na companhia de alguém, especialmente à noite. A situação é caótica. Eles usam a rua como banheiro e o mau cheiro é insuportável. Num dia desses tinham uns 30 fazendo churrasco com direito à cerveja. E nós presos”, desabafa

Reunião

A assessoria da prefeitura informou que não pode obrigar as pessoas a saírem da rua ou a fazer um tratamento e que o Centro Pop oferece serviços para incentivar aos moradores de rua e usuários de drogas a abandonarem o vício. Acrescenta que não faz abordagens em conjunto com a polícia para não afugentá-los, mas que em casos de insegurança, a Polícia Militar é acionada para fazer abordagens.

A assessoria do 6º Batalhão da Polícia Militar informou que fará uma reunião com a Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Serra para definirem uma ação conjunta. Afirma que o policiamento é feito regularmente com abordagens necessárias.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: Após decisão do TRE, candidatos da Serra ficam fora da propaganda na TV

Apesar dos seus mais de 200 mil eleitores e da possibilidade de segundo turno, a Serra continua fora da propaganda…

10 horas atrás

Violência no trânsito da Serra registra redução de 20% no primeiro semestre de 2024

O número de acidentes com vítimas fatais continua em queda na Serra. Mesmo a cidade figurando em primeiro lugar como…

13 horas atrás

“Lordose pra Leão” lança ‘Os Ratos São Humanos’, single de seu sexto álbum

A banda Lordose Pra Leão, ícone do punk capixaba e do país, acaba de lançar o single "Os Ratos São…

15 horas atrás

Anizio expõe a fragilidade da vida e das relações em seu 1º EP que lançado nesta terça

A fragilidade da vida e das relações amorosas serviram de inspiração para as canções de “Efêmero”, 1º EP do cantor…

15 horas atrás