Existe um lado positivo no estresse? Sim, dependendo da “dose”, ele serve para estimular as pessoas a vencer os obstáculos do cotidiano. É o que afirma a psicóloga da Unimed Vitória, Naira Delboni Costa. Para usar o estresse a seu favor, é preciso entendê-lo e usá-lo em benefício da qualidade de vida. Encontrar o equilíbrio entre o corpo e a mente e desenvolver o autocuidado e aquisição de hábitos saudáveis são algumas das dicas da psicóloga.
“O estresse positivo ocorre em nosso organismo quando reagimos com motivação diante de uma dificuldade, de forma que a tensão sentida seja estimulante, pois se considera que a superação da tensão vem acompanhada de algum tipo de recompensa. Este tipo de reação depende de qualquer que seja o contexto em que estamos inseridos. Para alguns, o estresse positivo é uma maneira de sentir-se vivo e sair da zona de conforto. Em outras palavras, é um estímulo que coloca em prática uma reação e a sensação é gratificante”, comenta Naira.
Porém quando esse estresse ultrapassa o ”limite” ele se torna negativo, podendo causar ansiedade. O estresse negativo manifesta-se no sistema nervoso com excitação, cansaço, tensão, alteração do sono, além de pensamentos obsessivos, entre outros. Quando esta situação é intensa e persistente, pode gerar grandes prejuízos.
A Unimed Vitória, através do programa de promoção a saúde Viver Bem, desenvolve o Grupo Corpo e Mente. Por meio de quatro encontros conduzidos por uma psicóloga e uma fisioterapeuta, o programa contempla dinâmica em grupo, exercícios corporais e reflexões que ajudam a equilibrar o corpo e a mente.