Nesta quarta-feira (10), cultura, tecnologia e cidadania andam lado a lado com a inauguração de um Telecentro de Informática em Novo Porto Canoa, na Serra. A ação é uma realização da Estação Cidadania de Cultura Novo Porto Canoa e tem o objetivo de facilitar o agendamento de consultas online e entre outros serviços para a população.
O centro tecnológico será um ponto de auxílio para integrantes da área de cultura que necessitam de equipamentos para acessar os serviços digitais, realizar pesquisa, inscrições em processos seletivos e outras demandas em que o computador é instrumento. Ao todo serão disponibilizados 10 computadores de última geração, todos permanentemente ligados à rede mundial de computadores.
+ Moradores de Feu Rosa querem agência da Caixa Econômica no bairro
Desde março, o projeto Serra Digital disponibilizou 100% dos processos em meio digital. Além do protocolo eletrônico, também é possível agendar consultas online, consultar débitos com a Fazenda municipal, solicitar serviços por meio do aplicativo Colab, dentre outros, facilitando o acesso aos serviços públicos e agilizando o atendimento.
O foco principal do Telecentro é atender, prioritariamente, os jovens usuários da Estação Cidadania e das comunidades da região, com baixa ou nenhuma inclusão digital. Entretanto, o centro também poderá ser utilizado pelo público geral para acessos, como inscrições em processos seletivos, editais e outros.
Para os interessados em usufruir dos novos computadores, é necessário a efetivação de um cadastro, que será realizado na Estação Cidadania. O uso será mediante a ordem de chegada e com tempo limitado por cada usuário.
Estação Cidadania de Cultura Novo Porto Canoa
A Estação Cidadania é um equipamento público estruturado para integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho. Além de serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital em municípios e áreas com escassez desses recursos.
O secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Philipe Lemos, falou sobre a necessidade de pensar nos dois lados do projeto Serra Digital. A importância de implementar a tecnologia nos serviços e criar oportunidades para que o cidadão possa aproveitar e caminhar com os avanços.
”A abertura do primeiro Telecentro da Estação Cidadania da Serra, reforça a preocupação e o trabalho do município em proporcionar inclusão digital aos cidadãos, ainda carentes de inserção na sociedade digital dos nossos dias, tal como, dos benefícios da comunicação em rede e dos serviços públicos hoje possibilitados pela tecnologia. Na Serra, agora, todos os processos são digitais e, para funcionar, precisamos pensar em estratégias para que as oportunidades sejam iguais para todo”.
O objetivo de Lei de autoria da vereadora Raphaela Moraes, é atender crianças e adolescentes que perderam suas mães em…
Kael CM também prepara o lançamento de duas novas músicas: “Sem Você Aqui” e “Na Mesma Estrada”. Crédito: Divulgação O…
Secretaria de Educação: o novo concurso público oferta 1.290 vagas e salários de até R$ 6 mil. Crédito: Divulgação A…
O tamanduá mirim foi encontrado dentro de um condomínio na Serra/ Divulgação Um tamanduá foi encontrado na manhã deste domingo…
Segundo o relato da vítima, dois suspeitos em uma moto passaram atirando/ Divulgação Um homem de 25 foi baleado na…