Uma Estação de Tratamento (ETE) da Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento) e Ambiental Serra transbordou e está despejando esgoto bruto, ou seja, sem nenhum tipo de tratamento em área verde e rio da Serra. O problema ocorre no bairro Estância Monazítica, na região de Jacaraípe, e moradores temem que o resíduo possa atingir condomínio residencial situado nas proximidades, pois a correnteza está muito forte. A situação foi filmada e denunciada por internautas na manhã desta quinta-feira (11).
Além de estar poluindo uma área verde e atingindo diretamente o rio Jacaraípe, o erro na ETE da Cesan/Ambiental Serra também afeta nascente situada no local. O TEMPO NOVO confirmou com ambientalistas que a estação de tratamento tem vazão para o manancial, que está sendo duramente poluído com esgoto bruto desde o início da manhã desta quinta. Vale lembrar que as águas do rio desaguam no balneário, que é um dos principais da cidade. Mas além de danos ambientais, outra situação também preocupa.
Trata-se da possibilidade de um condomínio popular ser atingido. O residencial fica situado ao lado da ETE e moradores temem que toda a enxurrada de esgoto suba e invada as residências, caso volte a chover forte. Eliane Custodio da Silva, que mora na região, afirmou que saiu de casa para trabalhar, mas com medo de como pode encontrar o seu lar na volta do serviço.
“O pinicão de Jacaraípe está transbordando e vazando. Estamos orando e torcendo para que o esgoto não chegue aqui em nosso conjunto. Se a chuva continuar, nossas casas podem ser atingidas. Sai para trabalhar agora e não poderei mais acompanhar de perto o avanço da enxurrada”, relatou a moradora.
Eliane também demonstrou preocupação com o rio Jacaraípe. “O esgoto está indo para uma nascente e logo depois sendo jogado no rio Jacaraípe. Estão poluindo ainda mais esse manancial”, disse.
Em conversa com a reportagem, o ambientalista e responsável pelo Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff) confirmou que o esgoto afeta o rio. “A Estação de Tratamento tem ligação com o rio sim. A vazão dela é por lá”, declarou.
O TEMPO NOVO entrou em contato com a Cesan/Ambiental Serra fazendo questionamentos sobre o motivo da ETE ter transbordado. Em nota, a companhia culpou o grande volume das chuvas que ocorreram nas últimas 24 horas. Disse que isso ocasionou o transbordo de esgoto dentro da área da ETE Jacaraípe, mas sem grandes detalhes, afirmou que áreas do entorno não foram atingidas.
“O grande volume das chuvas que ocorreram nas últimas 24 horas no estado e que afetou de forma extraordinária o município da Serra, ocasionou o transbordo de esgoto dentro da área da ETE Jacaraípe, como mostra o vídeo publicado nesta matéria que foi feito externo à Estação. A contenção e a limpeza já foram feitas pela equipe da Parceria Público-Privada que trabalha no local e nenhuma área do entorno foi atingida. Todas as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade estão recebendo vistorias técnicas preventivas”, diz o texto da nota.
Nas últimas 24 horas, a Serra recebeu 181 milímetros de chuva e foi considerada a cidade onde mais choveu em todo o Espírito Santo neste período. Bairros da Serra ficaram alagados e muita destruição foi vista por diversas comunidades. O problema na ETE da Cesan ocorre poucas horas após o fim das chuvas, mas é importante destacar, que segundo especialistas, o sistema da empresa precisa suportar ocorrências como essa para não afetar o meio ambiente.
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…
Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…
O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…
A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…
Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…
A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…