Meio Ambiente

Estação da Cesan transborda, vaza esgoto bruto em rio da Serra e pode atingir casas

A imagem do rio Jacaraípe é ilustrativa, mas em destaque, está o local onde o esgoto está sendo jorrando. Foto: Divulgação

Uma Estação de Tratamento (ETE) da Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento) e Ambiental Serra transbordou e está despejando esgoto bruto, ou seja, sem nenhum tipo de tratamento em área verde e rio da Serra. O problema ocorre no bairro Estância Monazítica, na região de Jacaraípe, e moradores temem que o resíduo possa atingir condomínio residencial situado nas proximidades, pois a correnteza está muito forte. A situação foi filmada e denunciada por internautas na manhã desta quinta-feira (11).

Além de estar poluindo uma área verde e atingindo diretamente o rio Jacaraípe, o erro na ETE da Cesan/Ambiental Serra também afeta nascente situada no local. O TEMPO NOVO confirmou com ambientalistas que a estação de tratamento tem vazão para o manancial, que está sendo duramente poluído com esgoto bruto desde o início da manhã desta quinta. Vale lembrar que as águas do rio desaguam no balneário, que é um dos principais da cidade. Mas além de danos ambientais, outra situação também preocupa.

Trata-se da possibilidade de um condomínio popular ser atingido. O residencial fica situado ao lado da ETE e moradores temem que toda a enxurrada de esgoto suba e invada as residências, caso volte a chover forte. Eliane Custodio da Silva, que mora na região, afirmou que saiu de casa para trabalhar, mas com medo de como pode encontrar o seu lar na volta do serviço.

“O pinicão de Jacaraípe está transbordando e vazando. Estamos orando e torcendo para que o esgoto não chegue aqui em nosso conjunto. Se a chuva continuar, nossas casas podem ser atingidas. Sai para trabalhar agora e não poderei mais acompanhar de perto o avanço da enxurrada”, relatou a moradora.

Eliane também demonstrou preocupação com o rio Jacaraípe. “O esgoto está indo para uma nascente e logo depois sendo jogado no rio Jacaraípe. Estão poluindo ainda mais esse manancial”, disse.

Em conversa com a reportagem, o ambientalista e responsável pelo Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff) confirmou que o esgoto afeta o rio. “A Estação de Tratamento tem ligação com o rio sim. A vazão dela é por lá”, declarou.

O TEMPO NOVO entrou em contato com a Cesan/Ambiental Serra fazendo questionamentos sobre o motivo da ETE ter transbordado. Em nota, a companhia culpou o grande volume das chuvas que ocorreram nas últimas 24 horas. Disse que isso ocasionou o transbordo de esgoto dentro da área da ETE Jacaraípe, mas sem grandes detalhes, afirmou que áreas do entorno não foram atingidas.

“O grande volume das chuvas que ocorreram nas últimas 24 horas no estado e que afetou de forma extraordinária o município da Serra, ocasionou o transbordo de esgoto dentro da área da ETE Jacaraípe, como mostra o vídeo publicado nesta matéria que foi feito externo à Estação. A contenção e a limpeza já foram feitas pela equipe da Parceria Público-Privada que trabalha no local e nenhuma área do entorno foi atingida. Todas as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade estão recebendo vistorias técnicas preventivas”, diz o texto da nota.

Fortes chuvas

Nas últimas 24 horas, a Serra recebeu 181 milímetros de chuva  e foi considerada a cidade onde mais choveu em todo o Espírito Santo neste período. Bairros da Serra ficaram alagados e muita destruição foi vista por diversas comunidades. O problema na ETE da Cesan ocorre poucas horas após o fim das chuvas, mas é importante destacar, que segundo especialistas, o sistema da empresa precisa suportar ocorrências como essa para não afetar o meio ambiente.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Babesiose canina: uma doença parasitária grave e comuns desafios no tratamento

A babesiose canina é uma doença parasitária transmitida por carrapatos que afeta cães em diversas regiões do mundo, incluindo o…

32 minutos atrás

O consumo excessivo de ovos: mito ou verdade?

Nos últimos anos, o ovo deixou de ser o vilão da alimentação para ganhar o status de “superalimento”. Rico em…

1 hora atrás

Dengue avança e Serra faz mutirão para combater mosquito em bairros

Foto: Divulgação A Secretaria de Saúde (Sesa), em parceria com as Secretarias de Serviços (Sese) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur),…

1 hora atrás

Fantástica Fábrica de UAU: livro traz inovação com contribuições de grandes nomes do mercado

O publicitário e empresário Marcelo Braga, CEO da Liga de Marketing – referência nacional em experiências memoráveis –, apresenta sua…

3 horas atrás

Homem é preso acusado de estuprar filha e enteada na Serra

Na última segunda-feira (20), um homem, de 44 anos, foi preso suspeito de estuprar a filha e a enteada, de…

3 horas atrás

Sete projetos de Lei aguardam início do ano legislativo na Câmara da Serra

Câmara da Serra, em Serra Sede. Foto: Arquivo TN Enquanto aguardam o início do ano legislativo, vereadores da Serra já…

21 horas atrás