A estação mais florida do ano já começou e os capixabas estão sentindo na pele a alta temperatura. Isso porque a última previsão climática para os próximos três meses indicou que, na maior parte das Regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, incluindo o Espírito Santo, a probabilidade de chuva deve ser pequena.
Baseando-se nessa previsão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) a equipe do Sistema de Informações Meteorológicas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) observou várias divergências entre os modelos de previsão de clima o que implica em uma baixa previsão em relação à qualidade de chuvas esperada para o próximo trimestre.
O que pode ser dito é que o Espírito Santo volta a ter condições favoráveis para chuva ao longo do mês de outubro. A previsão climática apenas aponta tendências para um determinado período (um mês, uma estação), focando na qualidade do regime de chuva e anomalias de temperatura. Eventos como a chuva, vento, frio ou calor só podem ser previstos com alguns dias de antecedência ou, dependendo de sua intensidade/deslocamento, poucas horas ou minutos.
O que é normal durante a primavera?
Na maioria das vezes, a primavera se trata do primeiro trimestre do período chuvoso capixaba, com o aumento gradual das chuvas em outubro. A temperatura aumenta rapidamente ao longo da estação, que passa a ter dias cada vez mais longos e noites mais curtas. Na Região Sudeste do Brasil, por ser uma estação de transição entre o inverno e o verão, traz mudanças aceleradas nas condições do tempo.