Começou nesta terça-feira (9), o processo seletivo para os cursos da 1ª oferta do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) de 2023. Ao todo são 196 vagas em 4 cursos de formação inicial e continuada (FIC), ofertados na modalidade a distância. A idade mínima para participar é de 16 anos e é preciso verificar a escolaridade necessária para cada curso.
+ Estação Cidadania de Novo Porto Canoa terá computadores com acesso á internet para a população
A ação é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e é possível se inscrever através do site da Secretaria responsável (clique aqui para acessar).
Os cursos disponibilizados são de Agente de Combate às Endemias, Auxiliar de Farmácia de Manipulação, Operador de Telemarketing e Escriturário de Banco. O período de inscrição começou na terça-feira (09) e segue até o dia 22.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, enfatizou essa 1ª oferta do ano e sua proposta.
“Essa é a primeira oferta de vagas do Pronatec que a Secti apresenta aos capixabas em 2023, desta vez na modalidade on-line e voltada para o público em geral. O Pronatec é realizado por meio de parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado, via Secti. A proposta é ampliar o número de ofertas de cursos profissionalizantes e gratuitos, e, com isso, dar condições ao capixaba de atender à demanda por mão de obra do mercado de trabalho”, disse o secretário.
Inscrições
Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter idade mínima de 16 anos e o nível de escolaridade necessário para fazer determinado curso, conforme o edital.
As inscrições são realizadas no site www.secti.es.gov.br. É necessário preencher o formulário de cadastro antes de efetuar a inscrição. Só poderá realizar uma inscrição por CPF e e-mail em um único curso.
A classificação será por ordem de inscrição dos candidatos que atenderem às condições descritas no edital e que residirem no Estado do Espírito Santo. A relação dos candidatos classificados e suplentes será divulgada no dia 30.
Os suplentes serão chamados, caso o número de vagas de determinado curso não for preenchido ou o candidato classificado não acessar o curso no período de 06 a 13 de junho, resultando na desclassificação. Nem o candidato classificado e nem o candidato suplente podem ter inscrição ativa no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), senão será desclassificado.
Pronatec
O Pronatec, por meio da Lei nº 12.513, é destinado principalmente aos jovens e adultos que não têm acesso à educação formal ou que desejam complementar a formação.
O Programa foi criado em 2011 pelo Ministério da Educação (MEC), sendo mais uma ferramenta de acesso educacional destinada aos estudantes e também aos trabalhadores brasileiros que visam a alcançar grandes oportunidades na vida profissional. O programa tem como finalidade expandir e democratizar o ingresso dos jovens e adultos de baixa renda a uma educação de qualidade, por meio da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica gratuitos.
Quadro de vagas, escolaridade, idade mínima exigida e unidade de ensino:
Agente de Combate às Endemias – 240h
- Ensino Fundamental II (6º a 9º) completo Idade Mínima: 16 anos
- Total de Vagas – 50
Auxiliar de Farmácia de Manipulação – 240h
- Ensino Fundamental I (1º a 5º) incompleto Idade Mínima: 16 anos
- Total de Vagas – 45
Operador de Telemarketing – 160h
- Ensino Fundamental II (6º a 9º) completo Idade Mínima: 16 anos
- Total de Vagas – 50
Escriturário de Banco – 160h
- Ensino Médio completo Idade Mínima: 16 anos
- Total de Vagas – 51
Para mais informações, escreva para este e-mail:
Leia o edital AQUI:
www.secti.es.gov.br/editais-pronatec
Inscreva-se AQUI: