O Governo do Estado, através do ‘Programa Qualificar ES’, abriu mais de duas mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos em 11 cidades capixabas. As inscrições já estão sendo feitas de forma virtual e os cursos serão aplicados presencialmente. Na Serra, foram disponibilizadas 430 vagas para diversos segmentos como, por exemplo, balconista de farmácia, informática, maquiador, cuidador de idosos, garçom e decoração de festas.
As inscrições foram abertas nesta quinta-feira (21) e podem ser feitas até o dia 28 de janeiro. Segundo informações divulgadas pela Secti, os interessados devem se inscrever pelo site do Programa Qualificar (clique aqui). Basta acessar, efetuar um cadastro (caso já tenha, é só acessar com o login e senha) e preencher o formulário de inscrição. Cada candidato pode escolher e se inscrever em até duas opções de cursos.
Na Serra, são os seguintes cursos: auxiliar de estoque e armazenamento, auxiliar de rotinas administrativas, montador e reparador de computadores, informática, balconista de farmácia, assistente de logística, atendimento ao cliente, decoração de festas, recepcionista, agente comunitário de saúde, assistente de faturamento, assistente de logística, maquiador, auxiliar de rotinas administrativas, cuidador de idosos, garçom, segurança do trabalho.
De acordo com a Secti, o resultado de todas as vagas será divulgado no dia 03 de fevereiro e as aulas terão início na segunda semana do mês. Sobre as vagas, a secretaria informou que são direcionadas a população que tenha mais de 16 anos, exceto nos cursos na área da saúde, em que idade mínima exigida é de 18 anos, e que sejam moradores do município em que o curso será ofertado.
Parte do total das vagas é específica para as mulheres, e são ofertadas por meio da extensão do programa, o Qualificar ES Mulher que soma 323 vagas. Os requisitos são os mesmos, além da exclusividade para o gênero feminino. Na Serra, 30 oportunidades estão inclusas nesta classificação.
A secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Cristina Engel, explicou como a Secti organizou o retorno do programa as salas de aulas: “A Secti está adotando todas as medidas sanitárias necessárias para manter a segurança de todos os professores e alunos nas salas de aulas. Distribuiremos máscaras, álcool em gel e manteremos o distanciamento social recomendado entre todos. Diminuímos o número de vagas nas turmas para manter o distanciamento”, afirmou Cristina Engel.
Ainda segundo Cristina Engel, a Secretaria percebeu que nem todos os alunos se adaptaram bem aos cursos on-line e por isso houve a necessidade do retorno do presencial. “Nosso objetivo é oferecer cursos de qualidade e com total segurança, em relação à pandemia, para que os cidadãos possam se qualificar e se preparar para o mercado pós-crise, que logo vai chegar. Nessa primeira oferta de vagas os municípios selecionados fazem parte do Programa Estado Presente Em Defesa da Vida, uma pareceria do Qualificar ES com o programa do Governo do Estado, para priorizar a população que reside em cidades de alta vulnerabilidade social”, destacou a secretária de Estado da Ciência e Tecnologia.
A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…
O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…
A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…
O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…
Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…