O Governo do Espírito Santo abriu, nesta semana, inscrições para mil vagas gratuitas em cursos de graduação oferecidos por faculdades privadas. A iniciativa faz parte do Programa Nossa Bolsa, que concede bolsas integrais, cobrindo 100% das mensalidades dos cursos por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
As inscrições estão abertas até o dia 17 de janeiro e devem ser realizadas no site da Fapes. Para participar, os candidatos precisam preencher seus dados pessoais e selecionar o curso, turno e a instituição de ensino de sua preferência.
A seleção será feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando as edições de 2020 a 2024. O candidato pode escolher a edição do Enem que deseja utilizar no processo seletivo.
Cursos superiores disponíveis
O programa oferece bolsas para 40 opções de cursos, incluindo Medicina, Enfermagem, Pedagogia, Administração, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Engenharias, Farmácia, Sistemas de Informação, Nutrição, Geografia, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e outros.
Esses cursos estão distribuídos em 29 instituições de ensino localizadas em 14 municípios do Espírito Santo, ampliando o acesso ao Ensino Superior em diversas áreas de formação, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.
Quem pode concorrer as vagas para faculdade no Estado?
Para participar, o candidato precisa atender aos seguintes critérios:
1. Ter realizado uma das provas do Enem entre 2020 e 2024;
2. Ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio;
3. Atender a pelo menos uma das condições abaixo:
• Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública no Espírito Santo;
• Ter cursado o Ensino Médio integralmente em instituição privada como bolsista integral no Espírito Santo;
• Ter cursado parte do Ensino Médio em escola pública e parte em instituição privada como bolsista integral;
• Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) no Espírito Santo;
• Ter cursado Ensino Médio e/ou técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES).
Além disso, o programa prioriza candidatos que residem em bairros de alta vulnerabilidade social, conforme mapeamento do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, e aqueles que se autodeclaram afrodescendentes.
Não podem concorrer:
• Estudantes que já foram beneficiados pelo Programa Nossa Bolsa em edições anteriores;
• Pessoas que já concluíram um curso de graduação.
Critérios de seleção para os cursos superiores do Estado
O candidato precisa alcançar, no mínimo, 450 pontos de média global nas provas objetivas e 400 pontos na redação do Enem escolhido.
Investimento e impacto do programa Nossa Bolsa
O Nossa Bolsa 2025 é resultado de uma parceria entre a Fapes e a Secretaria da Educação (Sedu). Cerca de R$ 46 milhões estão sendo investidos no custeio dos cursos, com recursos provenientes do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Sedu.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou o impacto social do programa:
“Este programa transforma vidas ao oferecer oportunidades de acesso ao Ensino Superior para aqueles que não teriam condições de custear seus estudos. Estamos ampliando horizontes e construindo um futuro melhor, com mais qualificação e igualdade de oportunidades aos capixabas”.
Mais informações sobre o edital e as inscrições podem ser acessadas diretamente no site da Fapes.