Neste sábado (14), das 8 às 16 horas, a Prefeitura da Serra vai seguir com sua programação de vacinação sem agendamento. Há oportunidades de imunização contra a Covid-19 para todos os públicos e doses; contra o vírus da gripe, para todos os públicos contemplados nesta segunda fase da campanha; contra o sarampo em crianças entre seis meses e menores de cinco anos e trabalhadores da saúde; e, também, as demais vacinas de rotina.
A vacinação acontecerá nas unidades de saúde de Feu Rosa; Jacaraípe; Novo Horizonte; Serra Dourada e São Marcos.
Além das unidades, a vacinação acontece também no shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras. No sábado, o serviço vai das 10h às 17 horas, no L2. Lá, estão sendo aplicados imunizantes contra a Covid-19 para todos os públicos e doses. Já par a gripe, a vacinação está sendo feita no grupo prioritário (confira no final da matéria as pessoas aptas a se imunizar contra a Influenza).
Mesmo com a antecipação da imunização no Espírito Santo e com a possibilidade de receberem as doses ao mesmo tempo, pouco mais de 18% da população infantil de seis meses a menores de 5 anos foi imunizada para Influenza e 17% contra o Sarampo. A expectativa, segundo estimativa do Ministério da Saúde, é que 253.097 crianças nesta faixa etária sejam imunizadas ou que se cumpram a meta estabelecida pelo órgão federal de 90% de cobertura vacinal para gripe e 95% para sarampo. As campanhas acontecem até o dia 03 de junho.
A melhor cobertura até o momento para Influenza, mas ainda abaixo do ideal, é do grupo de idosos acima dos 60 anos, com 46,1%. Os trabalhadores da saúde, que iniciaram a imunização no mesmo período que os idosos, no dia 23 de março, somam 38,7%.
Para gestantes e puérperas, que iniciaram no dia 26 de abril, as coberturas são de 10,7% e 6,4%, respectivamente. E para povos indígenas e professores, grupos com metas vacinais que deram início no último dia 03 de maio, são de 8,9% e 2,3% respectivamente. Em relação ao Sarampo, apenas o grupo infantil há meta vacinal, não sendo válido para os trabalhadores da saúde.
Estimativas de doses aplicadas não alcançam média ideal
O Espírito Santo antecipou as campanhas de Influenza e Sarampo em relação às datas definidas pelo Ministério da Saúde aos grupos com metas vacinais, entretanto mesmo com dias a mais no calendário, as estimativas de doses aplicadas seguem abaixo da média.
Para as crianças, prioritárias em ambas as campanhas, a média para alcançar ao menos 90% da cobertura vacinal seria 5.840 doses por dia. Atualmente são aplicadas cerca de 2.960 de Influenza e 2.690 de Sarampo por dia.
Para os idosos, a média ideal de 7.300 doses por dia para contemplar os 90% do grupo contrapõe à média de pouco mais de 5.470 doses aplicadas diariamente. Já as puérperas têm a menor média atual de aplicação, com cerca de 26 doses por dia, quando o ideal para contemplar a cobertura vacinal de 90% seria de aproximadamente 150 doses/dia.
Grupos prioritários para vacinação da Influenza
* Idosos com 60 anos ou mais;
* Gestantes;
* Puérperas;
* Pessoas com comorbidades;
* Pessoas portadoras de deficiência permanente;
* Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
* Profissionais das Forças Armadas;
* Professores;
* Caminhoneiros;
* Trabalhadores da saúde;
* Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
* Trabalhador portuário;
* Funcionários do sistema prisional;
O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…
O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…
A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…
Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…
A TV Tribuna agora será afialiada da Band no Espírito Santo, após o SBT romper o contrato com a afialiada.…
Crédito: Divulgação Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (22). O crime ocorreu…