As chuvas que caíram no Espírito Santo durante os últimos meses de 2022 parecem ser as ‘culpadas’ pelos quatro meses de atrasos da obra do Complexo Viário de Carapina, na Serra. Pelo menos, é isso o que diz o Governo do Estado que havia prometido entregar a construção em dezembro – não cumpriu – e em março – não cumpriu – e agora estendeu o prazo para junho, ou seja, mais dois meses de atraso.
O Jornal Tempo Novo já noticiou, por diversas vezes, que as obras atrasadas estão causando um verdadeiro caos no trânsito da Serra. O engarrafamento gerado pela construção, inclusive, virou alvo de criminosos, que assaltam os motoristas que tentam chegar ao trabalho ou voltar para suas casas.
A nova promessa – vale destacar que é a terceira – foi dada pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) em resposta enviada ao portal de notícias A Gazeta. De acordo com o jornalista Vinicius Zagoto, a secretaria afirmou que as melhorias foram “postergadas em razão das fortes chuvas do final de 2022”.
A Semobi não responde ao Jornal Tempo Novo sobre questionamentos do Complexo Viário de Carapina desde a publicação de matérias onde moradores cobravam o avanço da construção. Essas matérias, inclusive, foram solicitadas pelos próprios moradores – que como contribuintes possuem o direito de questionar o poder público.
Essa prática de não retornar demandas jornalísticas é comum por parte do Governo do Estado – na gestão de Renato Casagrande (PSB), que opta por sempre que o assunto não for de interesse da gestão, ignorar sumariamente a demanda e não responder aos jornalistas.
O que prometia ser a solução para um dos principais problemas da mobilidade urbana da Serra se transformou em um pesadelo para os motoristas. É fato, estamos falando das obras atrasadas do Complexo Viário de Carapina. O mês de abril chegou, e o Governo do Estado não cumpriu sua promessa, que era de entregar a construção em março.
Alvo de constante cobertura jornalística do Jornal Tempo Novo, o Complexo Viário de Carapina está avançando. Publicar qualquer informação diferente desta seria uma inverdade.
Porém, é um direito da população e dever da imprensa, questionar os desrespeitosos prazos anunciados pelo governador Renato Casagrande (PSB). A obra, conforme já anunciado por diversas vezes, está causando um verdadeiro caos no trânsito da Serra, deixando os motoristas no engarrafamento por mais de três horas todos os dias.
Isso sem citar que o trânsito gerado pela obra tem sido um prato cheio para que bandidos roubem motoristas e passageiros dos ônibus do Transcol. Os transtornos das obras são tantos, que a situação fez com que a Prefeitura da Serra emitisse uma nota contra o Estado, criticando os atrasos e afirmando que isso tem feito o trânsito da cidade ficar saturado.
E pasmem: a nota foi emitida pela gestão do prefeito Sergio Vidigal (PDT), aliado de primeira mão de Casagrande.
Dado o contexto, podemos afirmar que anunciar prazos que, na prática, é visível que não serão cumpridos, é um desrespeito com a população. Afinal, quem enfrenta o trânsito diário causado pela obra, se enche de esperança em saber que aquela situação seria resolvida em determinado tempo.
Além de parecer ‘estar brincando’ com os moradores da cidade mais populosa do Estado, quando a autoridade máxima – que é o governador Renato Casagrande – anuncia a entrega de uma obra, mas não cumpre essa promessa, causa ainda mais descrédito em seu mandato e em sua palavra, e entrega munição para o movimento antipolítica.
Nessa situação, nos resta esperar a conclusão da obra (que um dia será entregue aos moradores prometendo solucionar o trânsito de Carapina).
A primeira fase da obra foi o trecho da antiga Reta do Aeroporto (chamada atualmente de Rodovia das Paneleiras). Foram realizadas implantação de três faixas por sentido, calçada e ciclovia no sentido Vitória, e calçada no sentido da Serra. Assim como serviços de drenagem, paisagismo e iluminação.
Já a segunda fase abrange o território da Serra até o viaduto que dá acesso à Rodovia do Contorno (BR 101). Por lá foram implantadas quatro faixas de rolamento por sentido, além de uma multiuso em cada sentido, que será utilizada para acesso às edificações e como baias de ônibus. Também foi implantada uma área de convivência e lazer com dez metros de largura no canteiro central.
A terceira e última etapa, da qual está em curso, corresponde à construção do viaduto para os novos acessos aos bairros Jardim Carapina e Eurico Salles. A região também receberá obras de urbanização, praça, ciclovias e semáforos inteligentes. O viaduto vai ligar a pista lateral sentido Vitória com a Avenida João Palácios, onde está localizado o Shopping Mestre Álvaro.
A obra é uma das soluções apresentadas pelo Governo como forma de diminuir o tempo de deslocamento Serra x Vitória, dando fluidez a um dos principais gargalos que é o afunilamento das pistas após o viaduto que dá acesso ao Contorno de Vitória, em especial no cruzamento sentido do Hospital Vitória Apart que liga com a Avenida Norte Sul.
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