Apresentado pela ArcelorMittal Tubarão em 2019, o projeto para instalação da unidade de dessalinização da água do mar foi aprovado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). A usina será instalada em Vitória.
Os equipamentos já estão em processo de fornecimento e o início das obras civis está previsto para o mês de abril, devendo ser concluído em até 12 meses. A unidade tem capacidade de produção de até 500m³/h de água industrial para a usina, reduzindo, em caso de racionamento, a demanda da empresa pela água doce do rio Santa Maria da Vitória, fornecida pela Cesan.
Com investimentos da ordem de R$ 50 milhões, a unidade contemplará sistemas de: captação e bombeamento de água do mar, pré-tratamento com filtração, dessalinização por osmose reversa e armazenagem e distribuição da água produzida (água dessalinizada). Durante sua execução, a obra vai gerar cerca de 220 postos de trabalho.
Os objetivos principais da Arcelor é aumentar a segurança hídrica e garantir a estabilidade operacional, colocando a empresa na vanguarda da Gestão Hídrica não só no Espírito Santo, como também no Brasil e no segmento siderúrgico mundial.
O processo de licenciamento ambiental para a obra foi realizado junto ao Iema e passou pelas fases de elaboração do Termo de Referência (TR), Plano de Controle Ambiental (PCA) e Licença Prévia.
De acordo com os dados da Central Estadual de Transplante do Espírito Santo, atualmente 1.000 esperam por rim, 301 por…
Bloco de Rua/ Foto: Leandro Pereira A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), por meio da Comissão de…
Entre as lojas participantes estão perfumarias, cosméticos, lojas de departamento, óticas e calçados, todas com produtos a preços reduzidos para…
Divulgação PCES A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) concluiu, nesta quinta-feira (16), o inquérito que investigava a…
O Governo do Estado promoveu um encontro com prefeitos eleitos para apresentar o Pacto pela Educação. O programa prevê o…