Até o final de agosto todos os presos do Espírito Santo devem estar vacinados contra a gripe. Essa é a previsão da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que já iniciaram a imunização, extensiva também aos profissionais que atuam nas penitenciárias.
Segundo a assessoria de imprensa do Governo Estadual, a ação conta com o suporte das secretarias municipais de saúde onde estão instalados os presídios. Até agora já foram vacinados internos dos Centros de Detenção Provisória da Serra, de São Mateus e Guarapari, no Centro de Triagem de Viana, no Centro Provisório Feminino de Cachoeiro de Itapemirim , na Penitenciária Regional de São Mateus e na Penitenciária de Segurança Máxima II em Viana.
A assessoria disse ainda que a meta é vacinar 22 mil pessoas entre presos e trabalhadores do sistema prisional. Além deste público, também recebe vacina de graça na rede pública de saúde crianças, idosos, gestantes, mulheres em pós-parto (até 45 dias), trabalhadores da área de saúde, indígenas e doentes crônicos.
Já os cidadãos que não se enquadram nos grupos acima tem de desembolsar em média R$ 85 para receber a vacina na rede privada de saúde.