Estudantes da rede pública de todo o Estado agora terão novidades no Programa Nossa Bolsa. Com investimento de R$ 23,4 milhões, pelo Governo do Estado, os candidatos terão graduação presencial, superior à distância, bolsas de iniciação científica e bolsas de mestrado.
As novas bolsas de estudos disponibilizadas pelo Programa Nossa Bolsa foram anunciadas pelo Governo do Estado na noite da última segunda (06), no cerimonial Vitória Grand Hall. Na ocasião foi sancionada a nova Lei do Programa Nossa Bolsa, que altera a de nº 9.263/2009, e amplia as modalidades de bolsas ofertadas, a fim de capacitar ainda mais os capixabas.
Serão mil bolsas de graduação presencial e a distância com duração de quatro anos; 100 vagas para iniciação científica, com duração de 12 meses e 25 bolsas de mestrado, com duração de até 24 meses. Os números podem aumentar por conta da demanda.
Os recursos serão disponibilizados por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e sua autarquia, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). “Idealizamos essa mudança com o propósito de atender, da melhor forma, os jovens capixabas que necessitam de uma educação de qualidade após o término do ensino médio”, salientou o secretário da Secti, Vandinho Leite.
Até o momento, o programa Nossa Bolsa já formou mais de 6 mil capixabas e, aproximadamente, 3 mil ainda estão cursando. Neste ano, formam-se 888 alunos que completam a nona turma de alunos de graduação.
Inscrições
As inscrições poderão ser feitas no site do Nossa Bolsa Muito Mais (nossabolsa.es.gov.br), a partir do lançamento de editais, que serão disponibilizados no portal na primeira quinzena de dezembro deste ano. A data será divulgada em breve nas redes sociais do programa, da Secti e também da Fapes.
Confira o quadro à baixo dos pré-requisitos