Categories: Notícias

Estado divulga números de zika e chikungunya no ES

Até o último sábado (14) o Espírito Santo acumulava 1.352 casos de Chikungunya em 2017. Dentro desse total, há um óbito confirmado. Já no mesmo período, foram notificados 469 casos de infecção pelo Zika Vírus no Estado.

A Chikungunya foi encontrada em 22 municípios, dentre eles, a Serra. Já a Zika, em 31 municípios, e a Serra também está incluída na lista.

O zika vírus é uma doença transmitida pelo mesmo mosquito que também transmite a dengue e o chukungunya, o aedes aegipty. A única forma de combater a doença é eliminar o vetor.

O maior risco é para as gestantes, pois o vírus causa microcefalia, má formação do cérebro. Os sintomas são similares ao da dengue, mas geralmente mais fracos: dor nas articulações, dor de cabeça, febre baixa, manchas pelo corpo com coceira.

O tratamento é à base de repouso, parecetamol e dipirona para aliviar as dores e anti-histamínico para aliviar a coceira, mas o médico deve ser procurado.Os sintomas desaparecem entre três a sete dias. Nos casos mais agudos, pode levar à morte.

Disque Dengue

A Vigilância Ambiental em Saúde mantém os serviços do Disque Dengue de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

O morador que quiser realizar alguma denúncia, sem se identificar, de foco de mosquito da Dengue ou pedir alguma ajuda deve ligar para o telefone 3228-5394 que os agentes de combate a endemias visitam o local.

Saiba como se prevenir

 – Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

– Tirar água dos pratos de plantas;

– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

– Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Tags: Sesazika
Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

16 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

16 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

16 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

17 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

1 dia atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

1 dia atrás