O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, disse que o Espírito Santo deve receber em junho o volume total entre 500 e 600 mil novas doses de todas as vacinas já aprovadas no país. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa concedida na manhã desta sexta-feira (21).
Hoje no Brasil, são aplicadas três vacinas: a Coronavac (Intituto Butantan), Pfizer/BioNTech e Astrazenca/Oxford.
Nésio frisou ainda que é preciso que os municípios fiquem prontos para receberem as doses e adotem as estratégias para a aplicação dos imunizantes.
A secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também afirmou que o sistema do Estado tem condições de vacinar um milhão de pessoas por mês. “Mas para chegarmos a este número, depende do recebimento de doses das vacinas”, disse Luiz Carlos Reblin, Subsecretário de Vigilância em Saúde.
A Sesa também frisou que exigir a comprovação de residência para vacinar a população gera constrangimentos aos trabalhadores e aos usuários que acabam tendo a negativa ao imunizante. “Respeitamos as medidas de cada município, são autônomos e devem arcar com as decisões que tomam”.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde até esta sexta (21), 50 mil capixabas estão com a segunda dose em atraso.
Reblin pediu a população que continue contribuindo no enfrentamento da pandemia. “A pandemia não acabou e é preciso que as pessoas sigam utilizando máscaras. O cenário aponta para um aumento do número de casos especialmente para os mais jovens. É preciso seguir com os cuidados até que a vacinação alcance os patamares desejados”.