Categories: Meio Ambiente

Estado monitora risco de rompimento em barragem de minério

Lama trazida pelo rio Doce para o litoral capixaba no final de 2015. (Foto: Fred Loureiro/Secom/ES)

Localizada nas cabeceiras do rio Doce, a barragem de rejeitos de minérios da Vale localizada na Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), está na iminência de estourar. Mesmo se o rompimento acontecer, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) considera prematura a afirmação de que atingirá o rio Doce e, consequentemente, chegar ao Espírito Santo e ao Atlântico, como aconteceu com a barragem da Samarco (Vale + BHP), em Mariana (MG), rompida em novembro de 2015.

Em nota enviada ao TEMPO NOVO no final da tarde da última quarta-feira (22), a Seama argumenta que uma nova contaminação do Doce depende de vários fatores, “principalmente do volume desse rejeito, que, segundo os órgãos mineiros de controle, é bem inferior aos de Brumadinho. A distância do barramento até o rio Doce também seria um obstáculo importante. Essa distância é de aproximadamente 200 km. E no trajeto possível dos rejeitos, ainda existem duas outras barragens de produção de energia elétrica que poderiam contribuir para o impedimento do possível fluxo até o rio Doce”.

No caso do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, ocorrida em janeiro de 2019, e o da Samarco, hidrelétricas não foram capazes de estancar a contaminação. No caso da primeira, a sujeira praticamente matou o rio Paraopeba e segue contaminando o São Francisco. Na segunda, a lama percorreu mais de 600 km no rio Doce até atingir o litoral capixaba. Dali, se espalhou até o sul da Bahia e norte fluminense.

Para efeito de comparação, da barragem de Mariana vazaram 43,7 milhões de m3 de lama. De Brumadinho, 12 milhões de m3 escorreram. A estrutura da barragem Barão de Cocais contém 9,4 milhões de m3.

Na mesma nota, a Seama diz que está monitorando e acompanhando as ações dos órgãos de controle de Minas Gerais e da Vale, atualizando as informações e analisando os impactos, caso ocorra o rompimento da barragem. Disse, ainda, que procedimentos preventivos de contenção e de retiradas da população, que seria impactada, já estão sendo providenciadas pelo Estado vizinho.

No último dia 16 de maio, a Vale afirmou que o deslocamento do talude da mina de Congo Soco estava se deslocando, o que se confirmou no dia seguinte. Segundo a mineradora, esse talude deve desabar até sábado (25). Tal movimentação pode gerar abalo sísmico com potencial para fazer romper a barragem de rejeitos que fica abaixo da estrutura. Por conta da situação, a Agência Nacional de Mineração (ANM) interditou o complexo minerário em 17 de maio.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

5 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

5 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

5 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

6 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

6 horas atrás

Noite retrô no Garage Pub, em Laranjeiras, nesta sexta (22)

Emolaila é uma das atrações da festa “Twister and Shout” que promete uma noite retrô no Garage Pub, em Laranjeiras,…

11 horas atrás