Notícias

Estado não cumpre nova promessa e obra em Carapina entra no 4º mês de atraso

De helicóptero, governador do Estado, Renato Casagrande, mostra obra atrasada do Complexo Viário de Carapina, na Serra, que tem causado caos no trânsito e deixado motoristas por mais de três horas no engarrafamento. Crédito: Divulgação

O que prometia ser a solução para um dos principais problemas da mobilidade urbana da Serra se transformou em um pesadelo para os motoristas. É fato, estamos falando das obras atrasadas do Complexo Viário de Carapina. O mês de abril ainda está se aproximando, mas já é possível afirmar que o Governo do Estado não vai cumprir sua mais recente promessa, que era de entregar a construção em março.

Não precisa ser nenhum especialista do setor da construção civil para perceber que é impossível as obras do Estado serem concluídas no prazo, sendo que faltam apenas três dias para o início de abril. Alvo de constante cobertura jornalística do Jornal Tempo Novo, o Complexo Viário de Carapina está avançando. Publicar qualquer informação diferente desta seria uma inverdade.

Porém, é um direito da população e dever da imprensa, questionar os desrespeitosos prazos anunciados pelo governador Renato Casagrande (PSB). A obra, conforme já anunciado por diversas vezes, está causando um verdadeiro caos no trânsito da Serra, deixando os motoristas no engarrafamento por mais de três horas todos os dias.

Isso sem citar que o trânsito gerado pela obra tem sido um prato cheio para que bandidos roubem motoristas e passageiros dos ônibus do Transcol. Os transtornos das obras são tantos, que a situação fez com que a Prefeitura da Serra emitisse uma nota contra o Estado, criticando os atrasos e afirmando que isso tem feito o trânsito da cidade ficar saturado.

E pasmem: a nota foi emitida pela gestão do prefeito Sergio Vidigal (PDT), aliado de primeira mão de Casagrande.

Dado o contexto, podemos afirmar que anunciar prazos que, na prática, é visível que não serão cumpridos, é um desrespeito com a população. Afinal, quem enfrenta o trânsito diário causado pela obra, se enche de esperança em saber que aquela situação seria resolvida em determinado tempo.

Além de parecer ‘estar brincando’ com os moradores da cidade mais populosa do Estado, quando a autoridade máxima – que é o governador Renato Casagrande – anuncia a entrega de uma obra, mas não cumpre essa promessa, causa ainda mais descrédito em seu mandato e em sua palavra, e entrega munição para o movimento antipolítica.

Efeito eleição ou apenas desrespeito com a população da Serra?

Secretário Fábio Damasceno, Casagrande e então vice-governadora Jaqueline Moraes visitando obra de Carapina e anunciando entrega para dezembro de 2022. Crédito: Divulgação

A primeira promessa do governador Renato Casagrande para a entrega do Complexo Viário de Carapina foi anunciada aos moradores da Serra durante o ano eleitoral de 2022, do qual Casagrande não só participou, como disputou a reeleição e conseguiu garantir mais quatro anos no comando do Espírito Santo.

A ideia era entregar a obra em dezembro de 2022, o que não aconteceu. O prazo foi dado pouco tempo antes do início do período eleitoral.

Na ocasião, Casagrande realizou um evento para iniciar a terceira e última etapa da obra (entenda as etapas abaixo), no entanto, ainda não tinha sequer concluído a segunda etapa.

Os trabalhos então deixaram de ser feitos na segunda etapa – que compreende o trecho do inicio da Avenida das Paneleiras até a BR-101 no viaduto de entrada ao Contorno de Vitória – e focaram no novo viaduto, que começou a ser feito entre os bairros Eurico Salles e Jardim Carapina.

A medida foi vista, no meio político, como eleitoreira, já o governador Renato Casagrande (PSB) estava disputando a reeleição. De fato, é questionável que anunciar a entrega para o mesmo ano em que tenta se reeleger pode ser considerado um ato político.

Mas e depois disso, qual o objetivo? Reeleito, Casagrande não citou o Complexo Viário de Carapina até fevereiro deste ano, quando foi até a obra acompanhar o andamento e realizou uma segunda promessa. A entrega, agora, seria no mês de março.

Pois bem, esse texto está sendo publicado no dia 28 de março de 2023, faltando apenas três dias para o início de abril. Não podemos prever o futuro, mas trabalhando com a realidade, está mais do que definido que a obra não será concluída e entregue no prazo.

Editorialmente, o Jornal Tempo Novo entende que oferecer esperança aos moradores através de prazos que nunca serão cumpridos é, de fato, um desrespeito com a população e um tiro no próprio pé de qualquer líder político que busca credibilidade em sua fala e apoio dos eleitores nas próximas eleições.

Estado se nega a responder questionamentos de moradores da Serra

Desde o início de março, o Jornal Tempo Novo tenta obter, junto à Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) – que é a responsável pela obra – respostas sobre os questionamentos dos moradores em relação aos atrasos na entrega e transtornos causados no trânsito da cidade.

Todas as demandas, no entanto, foram ignoradas pelo Estado, que se omite em dar uma explicação plausível à população. Os e-mails não foram respondidos. As tentativas de contato pelo WhatsApp da assessoria de imprensa também foram ignoradas. E os telefonemas dos jornalistas não foram atendidos.

O Jornal Tempo Novo lamenta a falta de retorno por parte do Governo do Estado, compreendendo que sempre que o assunto não é de interesse da gestão, a demanda é sumariamente ignorada.

Nessa situação, nos resta esperar o novo prazo (que talvez possa ser dado pelo Governo do Estado) e a conclusão da obra (que um dia será entregue aos moradores prometendo solucionar o trânsito de Carapina).

Entenda a obra do Complexo Viário de Carapina

A primeira fase da obra foi o trecho da antiga Reta do Aeroporto (chamada atualmente de Rodovia das Paneleiras). Foram realizadas implantação de três faixas por sentido, calçada e ciclovia no sentido Vitória, e calçada no sentido da Serra. Assim como serviços de drenagem, paisagismo e iluminação.

Já a segunda fase abrange o território da Serra até o viaduto que dá acesso à Rodovia do Contorno (BR 101). Por lá foram implantadas quatro faixas de rolamento por sentido, além de uma multiuso em cada sentido, que será utilizada para acesso às edificações e como baias de ônibus. Também foi implantada uma área de convivência e lazer com dez metros de largura no canteiro central.

A terceira e última etapa, da qual está em curso, corresponde à construção do viaduto para os novos acessos aos bairros Jardim Carapina e Eurico Salles. A região também receberá obras de urbanização, praça, ciclovias e semáforos inteligentes. O viaduto vai ligar a pista lateral sentido Vitória com a Avenida João Palácios, onde está localizado o Shopping Mestre Álvaro.

A obra é uma das soluções apresentadas pelo Governo como forma de diminuir o tempo de deslocamento Serra x Vitória, dando fluidez a um dos principais gargalos que é o afunilamento das pistas após o viaduto que dá acesso ao Contorno de Vitória, em especial no cruzamento sentido do Hospital Vitória Apart que liga com a Avenida Norte Sul.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

1 dia atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

1 dia atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

1 dia atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

1 dia atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás