Mais 440 vagas de cursos de qualificação profissional foram abertas nesta segunda-feira (4), pelo Governo do Estado e pelo Senai-ES. As vagas são gratuitas, e tem cursos de padeiro, de eletricista predial, de instalador hidráulico, de mecânico, de almoxarife, entre outros.
O governador Paulo Hartung disse que o programa tem como foco adolescentes que não estudam, não trabalham, não buscam acesso ao ensino e não procuram vaga no mercado de trabalho. Ele disse ainda que o programa Ocupação Social é inovador e que vai ao encontro da atual realidade dos jovens e permite ao Poder Público uma melhor compreensão para, em parcerias, desenvolver um conjunto de ações que permitam envolver, mobilizar e mudar a realidade de jovens e adolescentes.
Segundo o diretor regional do Senai, Luis Carlos de Souza Viera, neste edital serão disponibilizados 440 vagas para capacitar jovens que moram em regiões vulneráveis e são de origem humilde, dando oportunidade de inserção no mercado de trabalho.
As aulas serão ofertadas nos bairros do Ocupação Social, em locais disponibilizados pela comunidade. As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (04) e seguem até quinta-feira (07) para as turmas em Vila Velha, no bairro São Torquato, nos cursos de Padeiro e de Eletricista Predial.
As demais inscrições acontecem em outras duas etapas, em bairros do município da Serra: a primeira entre 23 e 28 de julho, para Central Carapina, Novo Horizonte e Jardim Carapina; e a segunda de 20 a 25 de agosto, para Feu Rosa. E serão ofertados cursos de Costureiro Industrial, Instalador Hidráulico, Pintor de Obras, Auxiliar de Logística, entre outros.
Após a inscrição, que será online, há um prazo para publicação do resultado final, seguido de matrícula, realizada no local onde será ofertado o curso. As aulas devem começar entre final de julho e primeira quinzena de setembro.
Entre os pré-requisitos para se inscrever, os interessados precisam ter idade mínima de 16 anos, sendo de 18 anos para quem escolher o curso de Pintor de Obras; residir no bairro ou cidade onde o curso será ofertado; e ter a escolaridade mínima exigida para o curso escolhido.
Os cursos são ofertados pela Unidade Integrada de Ações Móveis, e vão acontecer em espaços cedidos pelas comunidades, aproveitando a infraestrutura já existente ou contando com os kits disponibilizados pelo Senai-ES, que leva e instala os equipamentos necessários no local das aulas.
As vagas gratuitas são destinadas a pessoas de baixa renda e serão abertas 20 vagas por turma. Haverá aulas pela manhã, das 8h ao meio-dia; pela tarde, entre 13 e 17 horas; e à noite, das 18 às 22 horas. Em média, cada curso terá carga horário de 200 horas, com exceção das turmas de Almoxarife, com 160 horas de aula, e de Mecânico de Manutenção de Motocicleta, com 300 horas no total.
O aluno só terá direito ao Certificado de Conclusão do Curso se obtiver a frequência mínima de 75% da carga horária total do curso e ter o aproveitamento igual ou superior a 60%.
Para se inscrever clique aqui.
Confira as vagas:
Os valores variam de R$ 500 e R$ 2.000 e o programa contempla atletas e paratletas de modalidades individuais e…
Selo leva o nome do ativista cultural Teodorico Boa Morte, falecido no início de 2024. Crédito: divulgação. Foi lido na…
A programação da Balada K-Pop inclui apresentações de dança com a equipe YunikonLand e Random Play Dance, em que os…
O cantor gospel Anderson Freire fará show gratuito em uma festa de Natal que na Serra. Crédito: Divulgação O cantor…
Em 2022, uma comitiva do Tribunal de Justiça esteve com Vidigal visitando a área onde será construído o novo fórum.…
A padroeira da Serra, Nossa Senhora da Conceição, tem sua data comemorada nodia 8 de dezembro, mas a agenda religiosa,…