Categories: Política

Estado pode acabar com logomarcas de gestão

Se aprovada, a lei não permitirá mais o uso de logos diferentes na mudança de governo. Foto: Divulgação

Por Conceição Nascimento

Deputados estaduais aprovaram na manhã desta quarta-feira (6), em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 01/2015) Estadual sobre a impessoalidade nas administrações públicas. A matéria é de autoria do Governo do Estado e proíbe a utilização de logo, slogans, cores, frases e símbolos que possam ser associados a uma determinada gestão. Emenda apresentada à proposta veda a fixação de imagens de chefe de poder nas repartições públicas.

O texto deverá voltar à pauta na sessão do próximo dia 13 (quarta-feira), já que deve ser votada em dois turnos. Precisa receber votos favoráveis de no mínimo três quintos dos deputados, 18 votos. Na primeira votação, a proposta recebeu 24 votos a favor e uma abstenção, do presidente Theodorico Ferraço (Dem).

Em novembro de 2014, o Ministério Público de Contas (MPC), protocolou pedido ao Tribunal de Contas para que aprove medida cautelar proibindo gestores públicos de utilizaram logo ou slogans de identificação de gestão, passando a utilizar apenas símbolos oficiais previstos na Constituição Estadual.

No documento, o MPC pede que a medida atinja a administração estadual e seja estendida a 43 municípios do Estado, onde ficou constatada a prática de criar e utilizar logomarcas de gestão, enumerando alguns deles, como Serra, Vitória, Cariacica, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e São Mateus.

O deputado Da Vitória (PDT) justifica que o uso de logomarcas é muito oneroso aos cofres públicos. Foto: Divulgação

O deputado estadual Da Vitória (PDT) defende o fim das marcas e outros artifícios que possam ser vinculados às gestões públicas. “O Governo passa, mas a administração é contínua. O gasto é muito grande, isso é economizar dinheiro público. Precisamos nos preocupar mais com resultados do que com identidade de gestão. A admiração, o gestor pode buscar mais pelo seu trabalho do que por uma marca criada”, relatou.

Serra

Na Serra, logos não são mais utilizadas desde o dia dois de fevereiro. A mudança será feita de forma gradativa, substituindo o material existente (uniforme, impressos, fôlderes e outros) com logo por outro com o brasão do município. A informação é da assessoria da prefeitura.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

16 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

17 horas atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

22 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

22 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

23 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

24 horas atrás