Categories: Política

Estado pode ganhar mais 12 municípios

O Senado aprovou, por 52 votos a quatro, o projeto de lei que traz novas regras para a criação de municípios. O
texto, alterado na sua origem, possibilitará que novos 200 municípios sejam instituídos, por meio da criação, emancipação ou fusão. A provação pode reacender a chance da criação de 12 novos municípios no Estado, mas nenhum deles vai mexer com as fronteiras da Serra.
Proposta semelhante já havia sido vetada pela presidente Dilma Rousseff (PT) em 2013, sob o argumento de que aumentaria despesas públicas. O novo texto determina que nas regiões Sul e Sudeste a população mínima exigida para a criação de um novo município é de 20 mil habitantes; Nordeste, 12 mil, Centro Oeste e Norte, seis mil
moradores.

Para requerer a emancipação ou fusão é necessária a elaboração de um requerimento assinado por 3% da população da região envolvida, sendo apreciado na Assembleia Legislativa de cada estado.

Na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, existem 12 pedidos de emancipação, que atualmente estão arquivados,
mas podem voltar a tramitar com a aprovação da nova lei. São solicitadas emancipações para Campo Grande, em Cariacica; Santa Cruz (Aracruz); Pedra Azul (Domingos Martins); Itaoca (Cachoeiro de Itapemirim); Guriri e Nestor Gomes (São Mateus); Braço do Rio (Conceição da Barra); Bebedouro e Desengano (Linhares); Piaçu (Muniz Freire); Pequiá (Iúna); Paulista (Barra de São Francisco) e Ibituba (Baixo Guandu).

Contra

O projeto também passou pela Câmara dos Deputados. Segundo o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB) dificilmente algum aglomerado urbano atinja aos critérios aprovados pela lei.
“Sou contra a formação de novos municípios, pois haverá cidades que não se sustentam e serão condenadas à penúria. Vale ressaltar que para cada município criado, é necessário montar estrutura de poder local, com Câmara e Prefeitura. Acho que o país não comporta mais, e a emancipação acaba se tornando uma armadilha para alguns municípios”, disse.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Pelo bem das duas cidades, a muralha institucional entre Serra e Vitória precisa ser superada

Não é de hoje que as cidades da Serra e de Vitória não conseguem criar uma conexão institucional capaz de…

12 horas atrás

Maior arraiá da Serra terá show com Silfarley e outras 10 bandas em Vila Nova

O Arraiá da Vila, um dos maiores do Espírito Santo, que acontece há cinco anos no bairro Vila Nova de…

13 horas atrás

Agora é lei! Arraiá de Planalto Serrano é incluso no calendário de eventos oficial da Serra

Agora é lei. O tradicional Arraiá de Planalto Serrano faz parte do calendário oficial de eventos do município da Serra.…

15 horas atrás

Polícia prende chefão do tráfico e 4 bandidos que mataram homem a pauladas na Serra

A Polícia Civil, através da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, prendeu cinco bandidos suspeitos…

15 horas atrás

Distribuidora abre novas vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade na Serra

O GrupoSC, referência nacional na distribuição de medicamentos, anunciou a abertura de novas vagas de emprego na Serra. As oportunidades…

16 horas atrás

Shopping oferece programação divertida e gratuita nas férias de julho para criançada

A partir da segunda quinzena deste mês, as escolas entram no recesso para descansar e curtir as férias de julho.…

16 horas atrás