Depois de queixas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) irá ouvir o município sobre a renovação da licença ambiental da Vale. Segundo a assessoria de imprensa do Iema, no próximo dia 11 o órgão irá se reunir com representantes das prefeituras da Serra, Vitória, Vila Velha e Cariacica.
“Iremos levar ao órgão o questionamento se existe modelamento para risco de explosão com os caminhões tanque que ficam estacionados ao lado do terminal de Carapina. E também sobre uma estação de tratamento das oficinas, cujo óleo transbordou e contaminou a lagoa Pau Brasil em Hélio Ferraz em 2014. A Vale foi multada em R$ 4 milhões e não pagou”, disse o secretário de Meio Ambiente da Serra, Marcos Franco.
O secretário acrescentou que também vai sugerir medidas para maior controle da poluição do ar, principalmente o pó preto, que atinge a Serra com mais intensidade quando há vento sul.
Paralelemente a renovação da licença da Vale, o estado também está elaborando um Termo de Compromisso Ambiental (TCA), junto com os Ministérios Públicos Estadual e Federal, para ser assinado pela mineradora e também pela ArcelorMittal Tubarão. O objetivo é que as empresas se comprometam a adotar tecnologias de vanguarda para reduzir a poluição na Grande Vitória.
Sobre este acordo, Marcos disse que protocolou na última segunda-feira (02) um ofício no Ministério Público do ES para Serra também poder participar. Assim como na renovação da licença da Vale, o município também não vem sendo consultado neste processo.