Cenas de aglomerações em eventos de campanhas políticas viraram parte da rotina durante as eleições municipais deste ano, inclusive na Serra. E a situação está preocupando a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), já que são grandes as chances de transmissão pela Covid-19 durante passeatas e comícios superlotados. Por esse motivo, o Estado quer evitar que mais situações como essa ocorram.
No entanto, vale lembrar, que o governador, Renato Casagrande (PSB), já havia publicado um decreto que não recomenda e suspende a realização de passeatas e comícios políticos durante a pandemia. O decreto foi assinado, pela primeira vez em abril deste ano, e reforçado em setembro, mas na prática a determinação nunca foi respeitada pelos candidatos a vereador e prefeito de cidades da Grande Vitória.
Em entrevista coletiva concedida na tarde desta sexta-feira (30), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, afirmou que o Governo do Estado vai acionar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que o órgão proíba a realização desses eventos.
“Tivemos recentemente o início do processo eleitoral no país. O decreto do governador, desde abril, suspendeu a realização de comícios e passeatas. Em setembro, o decreto reforçou essa proibição e tais atividades estão suspensas. Reforçamos o entendimento de não realizar esses eventos, mas temos observado que algumas organizações políticas e partidárias têm realizado atividades que não correspondem a atividades de baixo risco para transmissão”, informou o secretário.
E Nésio ainda confirmou a recomendação que será dada pelo Estado ao TRE. “Temos no Estado atividades que não estão respeitando as normas. Quero informar a sociedade que, diante deste quadro, a secretaria de Estado da Saúde, estará recomentando ao Tribunal Regional Eleitoral, que outros poderem se envolvam no processo para proibir essas atividades.”