Mais 268 mil doses da vacina contra a gripe chegarão ao Espírito Santo nesta quinta-feira (05), completando 94% (853.870) da cota estadual de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. A campanha de vacinação contra a gripe acontece até o dia 20 de maio e deve imunizar, pelo menos, 679 mil pessoas no Estado, o que representa 80% do grupo prioritário (849.975 pessoas).
Foram imunizadas, até a tarde desta quarta-feira (04), 400.001 pessoas, ou seja, 55,35% da meta de vacinação do público prioritário no Espírito Santo. A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, explica que a vacinação é destinada exclusivamente a pessoas desse grupo e somente essas devem ir às unidades de saúde municipais.
As pessoas que compõem o grupo prioritário da campanha nacional de vacinação contra gripe são trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto); pessoas com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; indígenas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e pessoas com doenças crônicas, como diabetes tipos I e II em uso de medicamento, hipertensão arterial sistêmica com comorbidade.
No Espírito Santo, a vacinação começou no dia 18 de abril para os trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas. Do último sábado (30), dia D de Mobilização Nacional, até o dia 20 de maio, a campanha de vacinação contra gripe é destinada a todos que compõem o grupo prioritário.