Estado recua e diz que aulas presenciais não serão retomadas em setembro

Aulas na Serra continuam suspensas, mas podem ser retomadas em breve. Foto: Jansen Lube

Após anunciar que as aulas presenciais do ensino infantil, fundamento e médio poderiam ser retomadas em setembro, o governador Renato Casagrande (PSB), informou que a volta às aulas não será possível, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. O anúncio foi feito, na tarde desta quarta-feira (26), através de um pronunciamento virtual. A Secretaria de Estado da Educação (Sedu), informou que já lançou um plano de controle e prevenção a Covid-19 dentro das escolas públicas e particulares, mas ainda não é possível que a retomada aconteça no próximo mês.

Segundo Casagrande, durante o mês de setembro, o Governo do Estado vai avaliar a situação do coronavírus em terras capixabas e dessa forma poderá dizer se o retorno presencial da educação básica acontecerá em outubro. “A educação básica ainda estamos avaliando. Em setembro não haverá retorno as aulas ainda. Vamos avaliar mais alguns dias para poder avaliar de fato o momento de voltar as aulas da educação básica. Pode ser que volte em outubro, mas vamos avaliar em setembro. Nada está garantido”, destacou o governador.

O Secretário da Educação, Vitor de Ângelo, comentou sobre o plano de controle feito para as escolas.”O plano de controle e prevenção foi lançado há 20 dias. A partir de um grupo de trabalho instituído em maio, redigimos uma minuta e depois incorporamos novas diretrizes… Publicamos no dia 7 de agosto com os protocolos a serem seguidos por todas as instituições da educação básica ou ensino superior, públicas ou privadas. Temos aquelas medidas conhecidas de higienização das mãos, uso de máscaras, medição de temperatura, revezamento”.

Também participou da reunião on-line, o secretário de Saúde, Nésio Fernandes. “Entendemos que o mês de setembro é necessário de fato para consolidação do que temos acompanhado no Espírito Santo. Ao longo do mês de setembro vamos realizar um inquérito sorológico nas unidades escolares para ter, ao longo do mês, ter fotografia clara e precisa do comportamento da doença dos jovens, crianças e adolescentes.”

O Governo do Estado ainda explicou que, assim que seja possível a retomada presencial for liberada, o ensino médio será o primeiro a voltar no Estado. Já sobre a educação infantil, o governador Renato Casagrande complementou que ainda não existe um planejamento para abertura de creches das cidades capixabas, inclusive da Serra.

Possibilidade de volta às aulas em setembro gerou temor na comunidade escolar

Conforme noticiado, o anúncio da possível volta às aulas em setembro gerou grande polêmica entre professores, pais e alunos da Serra. Os profissionais de educação temem uma contaminação em massa dentro das salas de aulas e dizem que as escolas públicas não possuem estruturas para atender alunos em meio à pandemia que afeta o mundo inteiro.

Nas últimas semanas, o TEMPO NOVO ouviu pais, alunos e professores sobre o possível retorno às aulas. Todos os ouvidos pela reportagem responderam “não” para a pergunta enviada: “Você concorda com a volta às aulas neste momento?”. Os profissionais da educação ainda relataram outros problemas que serão enfrentados pelas escolas, caso as aulas sejam retomadas. Entre eles, está a falta de estrutura: salas apertadas e com muitos estudantes em locais, que muitas vezes, recebem pouca ventilação.

Um outra preocupação dos profissionais é com o caminho dos estudantes para as escolas, já que muitos estudantes utilizam o transporte coletivo, que nos horários de picos estão sempre lotados. Muita aglomeração pode ser sinal de contaminação. E um aluno contaminado dentro da escola pode ser um grande risco para funcionários e estudantes.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

3 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

3 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

5 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

5 horas atrás

SBT abandona TV Tribuna, que agora é afiliada da Band no ES; veja o que muda

A TV Tribuna agora será afialiada da Band no Espírito Santo, após o SBT romper o contrato com a afialiada.…

5 horas atrás

Homem é torturado até a morte e encontrado com pés e pescoço amarrados na Serra

Crédito: Divulgação Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (22). O crime ocorreu…

1 dia atrás