Ana Paula Bonelli
Uma polêmica tomou conta de pais de alunos que estudam na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Nascimento que fica em Castelândia, na região de Jacaraípe. É que durante uma reunião na escola no início de dezembro um representante da Secretaria de Estado da Educação informou que a escola deixaria de ter o ensino médio a partir de 2017. Os estudantes desta modalidade passariam a ser atendidos na Escola Estadual de Jacaraípe (antigo Adélia), no bairro das Laranjeiras.
Mas, tudo não passou de um susto. Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) informou que a Escola Estadual Francisco Nascimento continuará ofertando o ensino fundamental e médio.
Uma das mães que se manifestou contra a retirada foi Vanessa Pinheiro. “Fizeram uma reunião com um técnico da Secretaria de Educação do Estado com os pais para comunicar que iriam retirar o ensino médio da Francisco Nascimento e levar para o Adélia. Não perguntaram nossa opinião. Nós temos um ensino de qualidade aqui e por alegar falta de espaço eles querem tirar os meninos daqui, por que não constroem mais salas então? A outra escola fica longe daqui. É inviável”, afirma.
Juliana Ferreira é outra mãe que não concordou com a situação. “Segundo o que disseram vão deixar o segundo e o terceiro ano no Francisco e não vão aceitar mais matrículas para o primeiro. O Adélia fica num bairro que é perigoso. Tirar nossos filhos de uma escola boa e reconhecida para mandar pra uma escola sem estrutura, não é justo”.
A reportagem entrou em contato pelo telefone da escola na ultima quarta-feira (14) e um funcionário da secretaria, que não será identificado, disse que a instituição não estava aceitando matrículas para o ensino médio por conta da possível retirada da modalidade da escola.