Por Conceição Nascimento
A Secretaria Estadual de Saúde anunciou que não vai mais transferir os 26 leitos da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin) do Hospital Dório Silva, localizado em Laranjeiras, para Vila Velha. A decisão foi publicada em resolução do Conselho Estadual de Saúde e vai ao encontro do desejo da população serrana, que realizou uma série de manifestações após o Governo do Estado anunciar que transferiria os leitos para o Hospital Infantil do município canela verde.
A movimentação contra o fechamento contou com representantes do movimento popular, por meio da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams) e da Assembleia Municipal do Orçamento (AMO). Representantes das comissões de Saúde da Câmara de Vereadores e da Assembleia Legislativa reforçaram a pressão sobre o Governo do Estado, após visitarem a unidade na Serra na última semana.
Estiveram no local os deputados Hércules da Silveira (PMDB) e Hudson Leal (PRP), além do serrano Bruno Lamas (PSB). Também participou da visita o vereador Toninho Silva (Dem), que preside a Comissão de Saúde na Câmara da Serra.
“Dados apontam que a Serra tem demanda para que a UTI permaneça aberta. Somente em 2012 foram quase oito mil partos na cidade”, disse o deputado Bruno Lamas por meio de rede social.
A resolução do Conselho de Saúde é do último dia 22 de abril e está assinada pelo secretário estadual de Saúde, Ricardo de Oliveira, que também preside o Conselho. No documento, o secretário anuncia ainda a abertura de Utins no Hospital Infantil de Vila Velha.