Categories: Política

Estado tem dinheiro para iniciar nova Br

O projeto está sendo concluído a previsão do Governo Estadual é de iniciar as obras no primeiro trimestre do ano que vem. Arte: Joatan Alves

Com R$ 26 milhões empenhados e em caixa para investimentos em 2015, as obras do Contorno do Mestre Álvaro começam a sair do papel. Fruto de convênio com o Governo Federal, os trabalhos serão conduzidos pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), e o consórcio formado pelas empresas Contractor, Pelicano, Sulcatarinense e Enecon foi o escolhido para realizar a obra, cujo investimento previsto é de R$ 290 milhões.

O diretor de Obras do DER, Gustavo Perin, explicou que os trabalhos serão realizados com Regime Diferenciado de Contratação (RDC), quando a mesma empresa vencedora da licitação elabora o projeto e executa a obra.

“Até o final do ano o projeto básico estará pronto. Vamos providenciar o licenciamento junto aos órgãos ambientais e definição das desapropriações; traçado, condicionantes, topografia e outros detalhes”, apontou o Perin.

Segundo o diretor, no primeiro trimestre de 2016 os trabalhos serão iniciados na via. “Os trabalhos já começaram, embora ainda não sejam visíveis à população. Após a entrega da obra do Contorno, a expectativa é de que 12 mil veículos deixem de passar pela BR diariamente, fazendo a opção novo trajeto”, acrescentou.

O prazo para execução da obra do Contorno do Mestre Álvaro é de 1.096 dias. Serão 19,7 quilômetros de via duplicada, a partir do Posto da Polícia Federal, na Serra, até o contorno de Vitória, nas proximidades do Polo Jacuhy. O trecho terá três faixas de cada lado, canteiro central, de acordo com parâmetros da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O objetivo é desviar o tráfego pesado na BR 101 para veículos oriundos da região norte do Estado.

Com o Contorno do Mestre Álvaro pronto, o atual traçado da BR será transformado numa avenida municipal, conforme já foi divulgado pela Prefeitura.

Há uma semana o governador Paulo Hartung (PMDB) comentou que os recursos para dar início à obra já estavam em caixa. “O projeto para a obra do Contorno do Mestre Álvaro está sendo concluído e será revisado pelo DER. A autorização para obras será dada nos próximos meses”, disse.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

1 dia atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

1 dia atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

1 dia atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

1 dia atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás