Por Clarice Poltronieri
Ao lado de São Paulo e Minas Gerais, o Espírito Santo é vizinho do Rio de Janeiro. Estado que irá receber em agosto de 2016 os jogos Olímpicos. E com a escalada do terrorismo, principalmente após os atentados em Paris no último dia 13, às autoridades internacionais alertam para esse tipo de ataque no Rio 2016.
A assessoria de imprensa da Polícia Federal informou que todos os portos e aeroportos do Brasil vão receber reforços, como já ocorreu nos jogos Pan-americanos em 2007 e na Copa do Mundo de 2014. Afirmou ainda que o trabalho sempre recebe reforço das polícias estaduais.
Apesar do cenário atual mais delicado e da proximidade do ES com o Rio de Janeiro, a Polícia Federal não revelou se o Estado terá um reforço diferenciado em relação a estados mais distantes. Já a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) do ES não fala sobre o assunto. Através de sua assessoria de imprensa, diz que o tema deve ser tratado com a Polícia Federal.
As preocupações com possibilidades de ataques terroristas nas Olimpíadas aumentaram em decorrência do clima de tensão internacional, após ataques na França, que deixaram pelo menos 129 mortos e 350 feridos.
Em entrevista coletiva no último dia 20, o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PMDB), disse estar preocupado com a possibilidade de ataques durante os jogos. Também em coletiva, o Ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, falou que o evento requer mais cuidado do que a Copa do Mundo de 2014. E sugeriu que o país aceite a cooperação de órgãos internacionais. A França já ofereceu ajuda ao Brasil para o evento.