Saúde

Mês que vem, Estado vai abrir Hospital Materno Infantil para tratar pacientes com Covid-19

Hospital Materno Infantil será aberto até abril deste ano, de acordo com o Governo do Estado. Foto: Everton Nunes

A ‘novela’ do funcionamento do Hospital Materno Infantil da Serra, em Colina de Laranjeiras, finalmente ganhou um novo capítulo. Dessa vez, com prazo para que a unidade seja aberta ao público. Entretanto, o Governo do Estado decidiu realizar mudanças no sistema de atendimento da maternidade, que será um anexo do Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves para atender pacientes com coronavírus. A previsão da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aponta que a ‘inauguração’ do hospital ocorra em abril deste ano.

A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, durante entrevista concedida à TV Gazeta na manhã desta segunda-feira (1°). Segundo ele, o hospital está recebendo adequações para que possa ser reaberto como uma unidade preparada para tratar pacientes acometidos pela Covid-19.

Isso ocorre devido à alta de casos de coronavírus prevista para os próximos dois meses. “O Hospital Materno Infantil será aberto em abril como uma unidade que irá reforçar a estratégia de expansão de leitos para o enfrentamento da nova aceleração da curva de casos da Covid-19, previsto para ocorrer no ES no mês de março e no de abril”, afirmou o secretário.

Após ocorrer uma desaceleração de casos do coronavírus, um novo calendário será feito para anunciar a abertura da estrutura como maternidade. Nésio ainda destacou alguns detalhes sobre adequações que estão sendo realizadas na unidade para o atendimento e tratamento da doença provocada pelo coronavírus.

“A unidade vai passar por adequações de layouts. No desenho original ela só tem suporte de grupo gerador para 30% da área do hospital. São necessárias adequações da rede de gás e algumas pendências de alvarás, que já foram sanadas. A gestão pública direta, então, fará essas adequações ao longo deste mês e no mês de abril vai iniciar o funcionamento como unidade Covid. Passando a fase mais crítica do Covid, vamos desenhar um calendário para poder abrir como maternidade”, afirmou.

Assim que o Materno Infantil for efetivado como maternidade, serviços que hoje são oferecidos no Jayme dos Santos Neves serão transferidos para a nova unidade. O secretário de Saúde informou que isso será uma forma de deixar o atendimento à população mais adequado e que atividades desempenhadas no Jayme tenham ampliação, como a realização de cirurgias ortopédicas e vasculares.

“Identificamos que o hospital teria o potencial de poder readequar toda a oferta do Jayme Santos Neves, podendo receber então a maternidade de alto risco, que hoje funciona no Jayme. O Hospital Materno Infantil vai receber o que não tinha no projeto original, leitos de terapia intensiva neonatal, adultos, terá a capacidade tecnológica incrementada. E o Jayme poderá ampliar sua capacidade de oferta tanto de leitos Covid, e voltando ao perfil anterior, ele poderá reforçar perfis que ele poderia executar com muita qualidade, como cirurgias ortopédicas e vasculares”, finalizou.

Hospital custou R$ 100 milhões e foi construído pela Prefeitura da Serra

O hospital Materno Infantil– construído pela Prefeitura da Serra, com recursos próprios e do Governo Federal – foi inaugurado há seis meses. A previsão era atender oito mil gestantes por mês, mas até hoje a maternidade não realizou um parto sequer. O Município entregou a unidade para o Governo do Estado administrar ainda na gestão passada.

Conforme já noticiado anteriormente, o desejo de entrega do Município ao Estado ocorreu por conta do custo anual que o hospital irá gerar ainda na gestão do ex-prefeito, Audifax Barcelos (Rede). Serão aproximadamente R$ 100 milhões – valor este semelhante ao gasto total para construção do Materno Infantil.

A gestão do Materno Infantil será feita pela Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (Aebes). A empresa é a mesma responsável pela gestão do Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras. Dessa forma, a maternidade será integrada ao “Complexo Hospitalar Dr. Jayme dos Santos Neves”, composto pelo hospital em Morada, e agora, também pela nova unidade.

A contratação de funcionários também será feita pela Aebes, mas ainda não há data para que o processo seletivo seja iniciado. Também não se sabe a quantidade de funcionários que serão necessários. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde havia dado uma previsão de 500 contratações. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde as vagas só serão divulgadas em “momento oportuno”, pela própria Associação Evangélica.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

2 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

2 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

10 horas atrás

Cruz da Vida promove mutirão de especialidades médicas em igreja da Serra

O mutirão irá ofertar atendimentos em diversas especialidades realizados por ordem de chegada Divulgação O projeto Cruz da Vida está…

16 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

17 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

18 horas atrás