A ‘novela’ do funcionamento do Hospital Materno Infantil da Serra, em Colina de Laranjeiras, finalmente ganhou um capítulo final. Isso porque o Governo do Estado anunciou, na tarde desta segunda-feira (5), que a unidade será aberta ao público na quarta-feira (7) e receberá pacientes acometidos pela Covid-19. Ao todo, neste primeiro momento, serão 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Conforme já havia sido informado pelo TEMPO NOVO, o Governo do Estado decidiu realizar mudanças no sistema de atendimento da maternidade, que será um anexo do Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves para atender pacientes com coronavírus. Isso ocorreu devido à alta de internações e o agravamento da pandemia em todo o Espírito Santo.
Em coletiva realizada nesta segunda-feira, o secretário de Saúde do ES, Nésio Fernandes, confirmou que serão 30 leitos dentro da unidade. “A abertura de leitos de enfermaria no Hospital Materno Infantil permitirá que o Hospital Jayme abra 30 leitos de UTI dentro da unidade principal. Os dois formarão um complexo na Serra. Nesta semana vamos expandir leitos de enfermaria e UTI em todo o Espírito Santo”, explicou.
Em pronunciamento feito durante o mês de março, Nésio explicou um pouco mais sobre as alterações no funcionamento do Materno Infantil. De acordo com ele, após ocorrer uma desaceleração de casos do coronavírus, um novo calendário será feito para anunciar a abertura da estrutura como maternidade.
Assim que o Materno Infantil for efetivado como maternidade, serviços que hoje são oferecidos no Jayme dos Santos Neves serão transferidos para a nova unidade. O secretário de Saúde informou que isso será uma forma de deixar o atendimento à população mais adequado e que atividades desempenhadas no Jayme tenham ampliação, como a realização de cirurgias ortopédicas e vasculares.
O hospital Materno Infantil– construído pela Prefeitura da Serra, com recursos próprios e do Governo Federal – foi inaugurado há seis meses. A previsão era atender oito mil gestantes por mês, mas até hoje a maternidade não realizou um parto sequer. O Município entregou a unidade para o Governo do Estado administrar ainda na gestão passada.
Conforme já noticiado anteriormente, o desejo de entrega do Município ao Estado ocorreu por conta do custo anual que o hospital irá gerar ainda na gestão do ex-prefeito, Audifax Barcelos (Rede). Serão aproximadamente R$ 100 milhões – valor este semelhante ao gasto total para construção do Materno Infantil.
A gestão do Materno Infantil será feita pela Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (Aebes). A empresa é a mesma responsável pela gestão do Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras. Dessa forma, a maternidade será integrada ao “Complexo Hospitalar Dr. Jayme dos Santos Neves”, composto pelo hospital em Morada, e agora, também pela nova unidade.
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…
Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…
O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…
A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…
Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…
A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…