O Governo do Estado anunciou na tarde da última quinta-feira (25) uma série de novas medidas para conter a propagação do novo coronavírus em solo capixaba. Entre as medidas está a suspensão do Sistema Transcol em toda a Grande Vitória durante sete dias começando a partir deste domingo (28) e restrições de ônibus para linhas que fazem praias.
A informação está publicada na edição extra do Diário Oficial do Estado da quinta-feira (26) e traz as regras de restrições já válidas para a prorrogação da quarentena até o dia 4 de abril – Domingo de Páscoa.
Com relação ao transporte público coletivo, o Governo do Estado publicou a suspensão da utilização do passe-escolar no transporte público metropolitano – Transcol. Além disso, suspendeu do dia 28 de março ao dia 4 de abril todos os serviços do transporte público metropolitano – Transcol; regulares de transporte público coletivo municipais; de transporte coletivo rodoviário intermunicipal de passageiros; de transporte coletivo rodoviário interestadual de passageiros; e de transporte ferroviário de passageiros.
+ Veja o que deixa de ser essencial e NÃO poderá funcionar na próxima semana em todo o ES
Fica permitido apenas o funcionamento do Transcol e do transporte público coletivo municipais para o transporte de trabalhadores da saúde e para o atendimento de pessoas com deficiência que necessitem de locomoção para serviços de saúde. No decreto, o Governo não diz como esta parte irá funcionar.
Para as regiões de praias, principalmente na Serra, que possui 24 quilômetros de litoral, ficam suspensos os serviços de transporte público municipais destinados ao atendimento de praias já a partir deste sábado (27 de março de 2021). O decreto diz ainda que é a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo – Ceturb quem deverá adotar medidas para restringir as linhas que atendam as praias neste sábado (27).
O TEMPO NOVO procurou a Ceturb para detalhar como serão estas medidas para o sábado (27) e assim que de demanda for respondida será publicada neste espaço.
Covid-19 na Serra
A Serra tem 45.507 casos confirmados da Covid-19, 839 mortes e 43.096 pessoas curadas da doença. O bairro com mais casos é Colina de Laranjeiras com 2.081 casos confirmados, seguido de Morada de Laranjeiras, com 1.765 e Feu Rosa com 1.727. Já em óbitos, o bairro da Serra, com mais mortes pelo Sars-CoV-2 é o Bairro das Laranjeiras (que fica na região de Jacaraípe) que contabiliza 40 perdas, seguido de Feu Rosa, com 35 e Cidade Continental com 30.