Estátua de Chico Prego ganha máscara em campanha contra a Covid-19

Chico Prego amanheceu de máscara nesta quarta (6). Foto: Divulgação

Uma forma bem criativa para divulgar a importância do uso de máscaras de prevenção ao novo coronavírus. A estátua marcante do guerreiro dos escravos, Chico Prego, considerado o mártir da revolta de escravos ocorrida na região do Queimado na Serra Sede, amanheceu de máscara nesta quarta-feira (06), utilizando o equipamento de proteção individual. A estátua fica na praça principal da Serra Sede.

A iniciativa partiu do servidor público Cézar Moraes e foi idealizada pelas secretarias  municipais de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir) e Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).

O objetivo, neste momento de luta contra a Covid-19, é divulgar amplamente as formas de proteção contra o vírus, que se dá com o uso constante de máscaras e álcool 70%.

“Essas ações são importantes para ampliar a conscientização de que precisamos agir para conter a doença. Estamos reforçando a importância do uso de máscaras sempre que houver necessidade de sair de casa. Todos nós devemos fazer a nossa parte”, disse o prefeito Audifax Barcelos por meio de sua assessoria de comunicação.

Para quem não conhece a história a Insurreição de São José do Queimado foi liderada pelos escravos Chico Prego, João da Viúva e Elisiário Rangel, e ocorreu no dia 19 de março de 1849, há 171 anos. A revolta ocorreu porque o padre Gregório José Maria de Bene prometeu liberdade aos escravos que construíssem a igreja. Carta de alforria esta que seria dada no dia da entrega da obra. A promessa não foi cumprida e ocorreu a revolta.

Foram chamadas tropas de Vitória e do Rio de Janeiro para conter os rebelados, que foram presos. Elisiário conseguiu fugir da cadeia; João da Viúva e Chico Prego foram açoitados e enforcados, assim como a grande maioria dos revoltosos, que chegaram a cerca de trezentos. Hoje, Chico Prego tem uma escultura em uma praça, próximo do local onde foi enforcado, em 11 de janeiro de 1850.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

6 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

7 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

7 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

8 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

8 horas atrás

Noite retrô no Garage Pub, em Laranjeiras, nesta sexta (22)

Emolaila é uma das atrações da festa “Twister and Shout” que promete uma noite retrô no Garage Pub, em Laranjeiras,…

13 horas atrás