Estátua de Chico Prego ganha máscara em campanha contra a Covid-19

Chico Prego amanheceu de máscara nesta quarta (6). Foto: Divulgação

Uma forma bem criativa para divulgar a importância do uso de máscaras de prevenção ao novo coronavírus. A estátua marcante do guerreiro dos escravos, Chico Prego, considerado o mártir da revolta de escravos ocorrida na região do Queimado na Serra Sede, amanheceu de máscara nesta quarta-feira (06), utilizando o equipamento de proteção individual. A estátua fica na praça principal da Serra Sede.

A iniciativa partiu do servidor público Cézar Moraes e foi idealizada pelas secretarias  municipais de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir) e Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).

O objetivo, neste momento de luta contra a Covid-19, é divulgar amplamente as formas de proteção contra o vírus, que se dá com o uso constante de máscaras e álcool 70%.

“Essas ações são importantes para ampliar a conscientização de que precisamos agir para conter a doença. Estamos reforçando a importância do uso de máscaras sempre que houver necessidade de sair de casa. Todos nós devemos fazer a nossa parte”, disse o prefeito Audifax Barcelos por meio de sua assessoria de comunicação.

Para quem não conhece a história a Insurreição de São José do Queimado foi liderada pelos escravos Chico Prego, João da Viúva e Elisiário Rangel, e ocorreu no dia 19 de março de 1849, há 171 anos. A revolta ocorreu porque o padre Gregório José Maria de Bene prometeu liberdade aos escravos que construíssem a igreja. Carta de alforria esta que seria dada no dia da entrega da obra. A promessa não foi cumprida e ocorreu a revolta.

Foram chamadas tropas de Vitória e do Rio de Janeiro para conter os rebelados, que foram presos. Elisiário conseguiu fugir da cadeia; João da Viúva e Chico Prego foram açoitados e enforcados, assim como a grande maioria dos revoltosos, que chegaram a cerca de trezentos. Hoje, Chico Prego tem uma escultura em uma praça, próximo do local onde foi enforcado, em 11 de janeiro de 1850.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

48 minutos atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

1 hora atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

5 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

5 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

5 horas atrás

Confira como fica o tempo no último fim de semana de fevereiro na Serra

O tempo amanheceu nublado em Jacaraípe/ Foto: Ana Paula Bonelli Fevereiro está chegando ao fim e a chegada deste sábado…

1 dia atrás