Categories: Meio Ambiente

Estiagem deixa Serra perto de ficar sem água

A situação da represa de Rio Bonito se agrava a cada dia sem chuva. Foto: Bruno Lyra

Bruno Lyra

Como a chuva prevista para vir com a frente fria do último final de semana praticamente não deu as caras no ES, o abastecimento de água da Serra está cada vez mais ameaçado pela estiagem que dura desde 2014. Segundo previsão da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) divulgada há três semanas, o fornecimento de água na Serra só está garantido até meados de julho caso não haja chuvas significativas até lá.

O rio Santa Maria, que abastece a cidade, estava com apenas 2,8 mil litros por segundo nesta quarta (04), pouco mais de 20% da vazão média para esta época do ano. De acordo com a gerente de Distribuição de Água da Cesan, Fabiana Coutinho Raposo, este era o volume captado pela empresa para abastecer a Serra e zona norte de Vitória.

Tanto que toda a água que chegava no ponto de captação nesta quarta estava sendo utilizada pela Cesan, não sobrando qualquer vazão para o trecho final do rio, que formam os manguezais das regiões do Lameirão e Ilha das Caieiras em Vitória.

Na tarde desta quarta (04) o Santa Maria estava assim no ponto de captação em Queimado. Foto: Bruno Lyra

A situação é tão dramática que, por falta de força, a água do mar vem invadindo o Santa Maria e já está na barreira que a Cesan fez no distrito de São José do Queimado, entre Serra e Cariacica. Fato que gera risco de salinização da água que abastece a população da Serra, zona norte de Vitória, Praia Grande em Fundão e parte de Cariacica, áreas atendidas pelo manancial.

E a situação poderia estar pior, não fosse a reserva de água na represa da hidrelétrica de Rio Bonito em Santa Maria de Jetibá, cujo volume vem abaixando nas últimas semanas.

O ‘plano B’ da Cesan, o rio Reis Magos, também está com a vazão prejudicada pela seca. E as obras de captação, tratamento e distribuição deste manancial só devem ficar prontas no fim do ano, segundo Fabiana.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Setembro em Flor: conheça os sintomas de tumores ginecológicos

Setembro em flor/ Freepik Neste mês acontece a campanha Setembro em Flor, voltada para a conscientização e prevenção de tumores…

3 horas atrás

Nova onda de calor chega em setembro

Praia de Jacaraípe no fim de semana. Foto: Gabriel Almeida | Jornal Tempo Novo Uma nova massa de ar quente…

3 horas atrás

Homem é preso em flagrante recebendo anabolizantes na Serra

PF apreende anabolizantes na Serra/ Divulgação Polícia Federal Na tarde da última quarta-feira (28), a Polícia Federal (PF) prendeu em…

1 dia atrás

O frio continua? Veja previsão do tempo para a Serra

Foto: José Cruz/Agência Brasil As temperaturas amenas vivenciadas pelos moradores da Serra nos últimos dias trouxeram esperança de dias mais…

1 dia atrás

Bicanga, na Serra, registra dois incêndios na mesma semana

os incêndios são em áreas com vegetação e geralmente acontecem devido ação humana/ Leitor Tempo Novo Dois diferentes pontos do…

1 dia atrás

Barbeiro da Serra é reconhecido evento nacional

O evento Masterday Max dos Santos é o maior evento do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil…

1 dia atrás