Categories: Meio Ambiente

Estiagem deixa Serra perto de ficar sem água

A situação da represa de Rio Bonito se agrava a cada dia sem chuva. Foto: Bruno Lyra

Bruno Lyra

Como a chuva prevista para vir com a frente fria do último final de semana praticamente não deu as caras no ES, o abastecimento de água da Serra está cada vez mais ameaçado pela estiagem que dura desde 2014. Segundo previsão da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) divulgada há três semanas, o fornecimento de água na Serra só está garantido até meados de julho caso não haja chuvas significativas até lá.

O rio Santa Maria, que abastece a cidade, estava com apenas 2,8 mil litros por segundo nesta quarta (04), pouco mais de 20% da vazão média para esta época do ano. De acordo com a gerente de Distribuição de Água da Cesan, Fabiana Coutinho Raposo, este era o volume captado pela empresa para abastecer a Serra e zona norte de Vitória.

Tanto que toda a água que chegava no ponto de captação nesta quarta estava sendo utilizada pela Cesan, não sobrando qualquer vazão para o trecho final do rio, que formam os manguezais das regiões do Lameirão e Ilha das Caieiras em Vitória.

Na tarde desta quarta (04) o Santa Maria estava assim no ponto de captação em Queimado. Foto: Bruno Lyra

A situação é tão dramática que, por falta de força, a água do mar vem invadindo o Santa Maria e já está na barreira que a Cesan fez no distrito de São José do Queimado, entre Serra e Cariacica. Fato que gera risco de salinização da água que abastece a população da Serra, zona norte de Vitória, Praia Grande em Fundão e parte de Cariacica, áreas atendidas pelo manancial.

E a situação poderia estar pior, não fosse a reserva de água na represa da hidrelétrica de Rio Bonito em Santa Maria de Jetibá, cujo volume vem abaixando nas últimas semanas.

O ‘plano B’ da Cesan, o rio Reis Magos, também está com a vazão prejudicada pela seca. E as obras de captação, tratamento e distribuição deste manancial só devem ficar prontas no fim do ano, segundo Fabiana.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

26 minutos atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

17 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

18 horas atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

23 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

23 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

1 dia atrás