Estrela dos Artistas é trilha sonora da Serra há meio século | Portal Tempo Novo

Serra, 23 de julho de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cultura

Serra, 9 de maio de 2019 às 13:53

Estrela dos Artistas é trilha sonora da Serra há meio século

Por Ana Paula Bonelli
[email protected]

A banda Estrela dos Artistas possui 45 músicos. Foto: Divulgação

Um verdadeiro patrimônio da cidade.  Assim é a banda Sociedade Musical Estrela dos Artistas, que começou seu trabalho cultural no município há mais de 50 anos, que além de apresentações, também ensina música. 

Presente desde 1967 nas solenidades e festas não só na Serra como em outras cidades capixabas, a Estrela dos Artistas possui uma sede própria que fica na Serra – Sede onde possui um espaço que incentiva a prática e o preparo de músicos.  Lá são ministradas aulas de música de graça para a comunidade.

Na banda desde 1978, o trompetista José Miguel Alexandre Ferreira destaca a importância cultural da Sociedade Musical. “O trabalho da Estrela dos Artistas é de suma relevância para a Serra. É uma cultura serrana levada para todo o Estado. Aprendi música com o maestro Antísthenes, fundador da banda e todo esse conhecimento é repassado à comunidade para dar continuidade a tradição da música”, conta.

Atualmente a banda possui 45 músicos. “Por se tratar de uma banda de música a diversidade é alta, o que faz com que o repertório fique grandioso, pois a Estrela dos Artistas se apresenta de diversas formas, ora se apresentando como banda de música tradicional, ora se apresentando como BigBand”, conta o presidente da banda, Jan Carlo Ferreira Santos.

Em seu repertório a Estrela dos Artistas apresenta marchinhas de carnaval, música popular brasileira, samba, dobrados e músicas da atualidade. Jan Carlo conta que ao longo dessas cinco décadas, a cada ano 40 alunos em média foram atendidos nas aulas de música. “Por ser um aprendizado que vai além da grade regular de ensino, o percentual de alunos que permanecem até o fim e tornam-se efetivamente músicos não é tão alto, principalmente nos dias atuais, em que a atenção das crianças e jovens é facilmente ocupada ou desviada pelos diversos entretenimentos que acompanham a tecnologia”, lembra.

Ensino de música de graça para comunidade  

Atualmente a Estrela dos Artistas dá aula para 60 alunos. E além de teoria musical, concentra seu ensino prático à instrumentos de sopro e percussão: flauta doce, clarinete, saxofone, trompete, trombone, tuba, bombardino, bateria e percussão.

As inscrições são realizadas através do site da banda, e a divulgação através das redes sociais da instituição. “Nossas inscrições são abertas anualmente após o carnaval, com vagas limitadas, já que a cada ano superamos novos recordes de inscrições. Atendemos ao público de todas as idades, porém, devido a diferença de metodologia de ensino, é necessário dividir as turmas. Por exemplo, no corrente ano, a procura foi maior entre crianças de 08 a 12 anos, e até a presente data não fechamos turmas para jovens e adultos”, observa Jean Carlos.

O presidente acrescenta que nossa escola de música cumpre papel social. “Diminui o tempo ocioso das crianças e jovens, impedindo-as de serem inseridas na marginalidade e demais perversidades que a vida oferece. Outro importante papel é manter a Banda Estrela dos Artistas em pleno funcionamento, pois os músicos que a compõe são frutos de sua sala de aula”, destaca.

A metodologia aplicada nas aulas é dividida em duas etapas: o ensino teórico e o prático. “O nosso Maestro e Professor Claudio Antunes sempre apresenta novidades, combinando ambas etapas, o que é melhor recebido pelos alunos e tem gerado uma maior produtividade nas aulas. Através dele, os alunos têm o primeiro contato com a música, aprendem ritmo, leitura de partituras, percepção musical”, detalha.

A Estrela dos Artistas fica Avenida Getúlio Vargas, 133 – Serra Sede. O site é http://bandaestreladosartistas.com.br/

 




O que você acha ?

Como você avalia os 6 primeiros meses de Contarato no Senado?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por