José Salucci
As dependências das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF’s) e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) estão preparados para receberem os estudantes no dia cinco (5) de fevereiro, início do ano letivo. Pelo menos é o que garante a Prefeitura da Serra.
De acordo com assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação (Sedu), existem 135 unidades escolares no município serrano, 67 Escolas de Ensino Fundamental (EMEF´s) e 68 Centro Municipais de Educação Infantil (CMEI´s), que são as creches.
Questionada se há alguma obra de reforma ou manutenção que esteja acontecendo e que possa não ficar pronta até o início das aulas, a assessoria garantiu que todas as unidades estarão aptas no dia cinco de fevereiro.
Informou também que serão inaugurados três CMEI´s neste início de ano: um em Novo Porto Canoa; outro em José de Anchieta II e um terceiro em Jardim Carapina.
A prefeitura acrescentou ainda que a educação tem recebido 27,03% da receita do município. O mínimo exigido pela Constituição é de 25%.
E nesta terça (23) começam as matrículas para o Ensino Fundamental. Para isto pais ou responsáveis pelo estudante devem ir à escola e levar certidão de nascimento ou outro documento que comprove a identidade; comprovante de escolaridade, histórico escolar ou declaração; comprovante de residência original.
Caso a família não encontre vaga na escola mais próxima de sua casa, a própria escola encaminhará os dados da criança à Sedu para localizar vaga em outra unidade de ensino (municipal ou estadual).
E seguem abertas as matrículas para os CMEI´s. Ainda há vagas para crianças de 04 e 05 anos. Pais e responsáveis devem levar os documentos exigidos para o Ensino Fundamental.
E também cartão de vacina da criança (cópia e original); CPF do responsável (cópia e original); cartão do Bolsa Família, se for cadastrado (cópia e original); e ficha de transferência, em caso da criança vinda de outro Centro de Educação Infantil.