Ayanne Karoline
Representantes da Agência Espacial Americana – a Nasa – estiveram na Serra, na última semana, para discutir problemas enfrentados pela agência com relação a viagens a Marte, estação espacial, planetas e Sistema Solar. Os escolhidos para ajuda-los nesta missão foram estudantes da Faculdade UCL, de Manguinhos.
Até o dia 24 de abril, cerca de 250 pessoas estarão envolvidas em desafios sobre projetos em diversas áreas. Cerca de 80% deste grupo, é formado por estudantes da universidade de áreas como engenharia e sistemas.
É o caso do estudante do 4º período de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, José Bispo. Ele afirma que está aproveitando a oportunidade, principalmente, pelos temas serem muito relevantes à sociedade. “Estamos interagindo com pessoas de outras áreas e unindo conhecimentos para solucionar desafios. É um grande aprendizado fora de sala de aula”, disse.
O evento Space Apps Challenge é realizado anualmente em vários países e, este ano no Brasil, entre os três estados escolhidos está o Espírito Santo. As discussões em torno dos temas passam pelas áreas da tecnologia como forma de resolução dos problemas, através do desenvolvimento de aplicativos e até robôs, por exemplo.
“Para solucionar os problemas, são necessários conhecimento em várias áreas. Logo, precisamos de equipes multidisciplinares. É importante destacar que o evento não se limita a programação computacional. É possível criar soluções desde aplicativos até robôs. O nosso desafio, na verdade, é inovar com a ajuda de todos os participantes”, explicou o professor Victor Bruno Rosetti, organizador do evento no Estado.