Os motoristas que passaram pelo semáforo da Avenida Getúlio Vargas, em Serra Sede, nesta terça-feira (31) se depararam com uma blitz surpresa, que contou com policiais de verdade. Mas desta vez a parada obrigatória foi para conscientizar. Alunos da Escola Adventista da Serra, em parceria com Policiais Militares do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) orientam sobre os riscos de fumar à saúde, além de sugerir a troca do cigarro por uma fruta quando encontrava alguém fumando no carro.
Alguns fumantes mostraram coragem e chegaram a se desfazer de um maço inteiro de cigarros, como foi o caso do gerente de produção Silvio Tadeu Martins. “Uma iniciativa muito bacana, ainda mais vindo de crianças”, disse.
O pintor Marcos Vinicius Bandeira também trocou o cigarro pelas frutas. “Me pegaram de surpresa. Muito interessante que eles aprendem desde pequeno enquanto conscientizam os mais velhos”, frisa.
A ação “Troque a Nicotina por uma Vitamina” foi alusiva ao Dia Mundial sem Tabaco, que mobilizou várias instituições. Entre os assuntos abordados pelas crianças, estiveram as drogas, o fumante passivo e alimentação saudável. Além das informações, os fumantes receberam um convite para participar de um curso especial intitulado “Como Deixar de Fumar em Cinco Dias”, promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia de Serra Sede em parceria com a escola.
Os interessados no curso vão assistir palestras durante cinco noites, com temas que abordam uma vida saudável e os efeitos causados pelo cigarro nos sistemas respiratório, digestivo, circulatório, gênito/urinário – no caso de gravidez.
Os participantes também terão acesso a terapias em grupos, que trabalham a motivação e promovem integração. Além da parte teórica, medicamentos à base de nitrato de prata e caulim (espécie de argila) são doados para um tratamento contínuo.