Por: Conceição Nascimento
Estudantes da escola Silvio Egito Sobrinho prometem nova manifestação na próxima segunda-feira (10) para cobrar melhorias na estrutura física da unidade de ensino. Os jovens realizaram uma manifestação na manhã desta sexta-feira (7), na altura do bairro José de Anchieta, interrompendo o trânsito na BR 101. Os alunos querem melhoria nas condições físicas da escola e reclamam que a unidade não tem diretor.
A Polícia Militar acompanhou a movimentação dos jovens e coibiu a ação. Segundo alguns estudantes ouvidos pela reportagem, os PMs agiram de forma truculenta e teriam utilizado spray de pimenta para dispersar o grupo de manifestantes.
“Nos empurraram, usaram spray de pimenta e prenderam nosso colega, que tem 15 anos dizendo que ele utilizou bombinhas”, contou a estudante Tainá Santos.
O aluno Vítor Porto falou sobre as condições da escola e reivindicou. “Queremos um lugar digno para estudar”, pontuou.
A reportagem acionou a assessoria da Secretaria de Educação, e foi informada de que a escola Silvio Egito Sobrinho passou por uma obra de reforma e ampliação no valor de mais de R$ 2 milhões. A informação de que materiais estão faltando não procede. A diretora se aposentou e uma nova pessoa já foi nomeada para assumir o cargo.
A Sesp (Secretaria de Segurança Pública) também foi procurada. Por meio de nota, informou que a Polícia Militar deu apoio no atendimento à ocorrência e conduziu um menor à 3ª Delegacia Regional da Serra por causar tumulto na manifestação e utilizar artefato explosivo contra os policiais. “Durante a ação, não foi utilizado nenhum tipo de arma não letal, como spray de pimenta. A Polícia Rodoviária Federal também esteve no local”, disse por meio de nota a assessoria da Sesp.