A agressão a uma professora do Centro Municipal de Educação Infantil Maria Amélia na última sexta-feira (08), mobilizou a comunidade de Praia de Carapebus e entorno contra a violência. Segundo o líder comunitário Anderson Muniz, pais e crianças que estudam no CMEI foram à escola vestidos de preto em protesto pacífico contra a agressão. Faixas também foram colocadas no entorno do prédio escolar.
Segundo Anderson, a professora – que pediu para não ter o nome divulgado – levou um soco no olho da mãe de uma criança. “Pelo que sei, a agressão ocorreu por que professora avisou que a criança de machucou durante a aula por ter tropeçado na própria professora. A mãe não gostou e partir para cima”, relata.
Anderson acrescenta que a profissional é bem quista na comunidade, que se mobilizou pelas redes sociais em solidariedade à professora. A docente não foi trabalhar nesta segunda-feira (11) e teria pedido à Secretaria de Educação da Serra (Sedu) afastamento temporário. “Não toleramos violência contra professores”, frisa.
Na tarde desta segunda -feira está agendada reunião do Conselho de Escola para discutir o caso. Ainda segundo o líder comunitário o Conselho Tutelar do município já esteve na escola, pois a situação envolve também uma criança.
Através da assessoria de imprensa, a Sedu informou que repudia a agressão e está dando suporte à professora. Disse também que foi aberto boletim de ocorrência e que o processo será encaminhado ao Ministério Público. Confira a íntegra da nota envida esta tarde à reportagem.
A Secretaria de Educação afirma seu posicionamento totalmente contrário a qualquer tipo de violência e informa que assim que soube da agressão, na sexta-feira, foi até a unidade de ensino para dar suporte à professora e a equipe pedagógica. Foi feito um boletim de ocorrência, aberto inquérito e o processo será encaminhado ao Ministério Público.
Na manhã de hoje foi feita uma reunião com todos os professores da unidade, e ficou decido, entre outras coisas, que haverá uma sensibilização junto às famílias por parte da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Defesa Social e Conselho Tutelar.
A coordenação de apoio à segurança escolar da Sedu também acompanha o caso de perto; monitorou o CMEI na sexta e durante todo o dia de hoje. A Sedu vai realizar uma nova reunião no CMEI no final desta tarde.