Categories: Sem categoria

Eternas reformas

A razão fundamental do golpe militar em 1964 foi o medo que os conservadores tinham da palavra da moda na época: reformas. Em meio a toda propaganda anticomunista no período da Guerra Fria, as grandes manifestações exigiam profundas mudanças no comportamento político, econômico, social e cultural nas relações estado e sociedade.

Deu no que deu. Passados cinquenta anos desde o golpe, e trinta do fim do governo ditatorial, as pessoas estão nas ruas e as reformas continuam no forno. A agrária, a previdenciária, a tributária, a da alíquota do imposto de renda, a trabalhista, a judiciária e penal, a política e eleitoral. E a reforma das reformas: a do aparelho do Estado, a da federação e das relações da União com os entes federados.

O pacto é possível. No entanto, os interesses dos setores controladores do poder não estão em sintonia com a vontade das massas insatisfeitas. Provavelmente nunca estarão. É como numa gangorra. O governo no centro com a tarefa de equilibrar os pesos. Nas extremidades, de um lado a elite e sua voracidade econômico-financeira X o povo com suas necessidades econômico-sociais.

Povo na rua é gangorra desequilibrada, e não a seu favor. Se o governo não é do e para o povo, resta a rua.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

7 horas atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

8 horas atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

8 horas atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

10 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

10 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

18 horas atrás