Cerca de 200 jovens velejadores desembarcam em Vitória nesta semana. É que a partir de hoje, dia 04, a capital capixaba abrigará o 45º Campeonato Brasileiro de Optimist. O evento tem como sede o Iate Clube do Espírito Santo (Ices) e reunirá atletas de todo o país, vindos do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia e Brasília.
A competição é considerada o maior evento de vela disputado no país nos quesitos barcos dentro da água e número de pessoas envolvidas. Para esta edição, os organizadores estimam reunir em torno de 400 pessoas, entre atletas, técnicos e familiares dos competidores.
Os velejadores irão participar de dois torneios dentro da competição nacional. A primeira delas é a Copa Brasil Estreantes, que acontece entre os dias 04 e 06 e é voltada para crianças com idade entre sete e 12 anos que nunca participaram de um brasileiro. A competição premia do primeiro ao décimo lugar geral nas categorias mirim, infantil e juvenil (masculino e feminino).
O segundo torneio será dos dias 07 a 14: o Campeonato Brasileiro de Optimist para velejadores com idade entre oito e 15 anos, que já são considerados veteranos. Premia também até o décimo lugar geral, além das categorias mirim, infantil e juvenil (masculino e feminino). Este campeonato conta com duas etapas, sendo uma individual, que é a principal, e outra por equipe composta por quatro barcos, divididos por flotilhas e Estados.
De acordo com o diretor de Vela do Ices, Pericles Martini, o Brasileiro de Optimist e as seletivas vão definir a equipe que representará o Brasil em campeonatos europeus, norte-americanos e mundiais. Além disso, os 15 primeiros colocados nesta competição já estarão classificados automaticamente para o campeonato sul-americano, no Paraguai, no próximo mês de março.
O Espírito Santo já está preparado e conta com sua flotilha, composta por 16 atletas. São eles: Caio Castello Grandi Ribeiro, João Manoel Ammar de Carvalho, João Pedro Domingos Medeiros, Maria Antônia Dall’Orto Pim, Vitor Piacenza Soares, Davy Lacroix Herkenhoff, Miguel Moura Machado, Pedro Henrique Pianna, Lucas da Silva Bento, Henrique Rezende Huber, José Henrique Frizzera, Matheus Hortelio Rosa, Pedro Belumat Queiroz, Eduardo Ferreira Avelar, Eduardo Lengruber Rossoni e Felipe Cade Contarini.
Classe Optimist
A Optimist é uma das categorias de vela mais vitoriosas do esporte nacional e considerada um celeiro, de onde surgem os melhores velejadores do mundo. A formação dos futuros velejadores começa em um pequeno barco, estilo caixa de sapato. Campeões como Robert Scheidt, Bruno Prada, Martine Grael e a capixaba Odile Ginaid, além de diversos destaques da vela mundial, iniciaram suas carreiras nesta categoria.
Programação:
Copa Brasil Estreantes
Para velejadores com idade entre sete e 12 anos que nunca participaram de um brasileiro.
Local: Vitória
Largada: da raia de Camburi
Data: 04 a 06 de janeiro
Campeonato Brasileiro de Optimist
Para velejadores considerados veteranos, com idade entre oito e 15 anos.
Local: Vitória
Largada: da raia de Camburi
Data: 07 a 14 de janeiro