Para acelerar o processo de realização de exames de mamografia, a Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) implantou novo fluxo de trabalho em suas Unidades de Saúde. A partir deste mês, as pacientes que necessitarem do exame, poderão fazer o agendamento na própria recepção da Unidade.
Anteriormente, a solicitação do exame de mamografia era encaminhada para a Central de Regulação do município e só então o exame era agendado, causando burocracia e filas de espera. A mulher chegava a esperar 30 dias para saber a data e hora do exame. Com esse novo fluxo, após a solicitação do médico, o exame é marcado diretamente na unidade, na hora, acelerando o processo.
De acordo com a secretária de Saúde, Sheila Cruz, a mudança trará resultados positivos para as pacientes e para a rede de serviços.
“A usuária vai conseguir a marcação e realização do exame de forma mais rápida e eficiente, uma vez que já vai sair da unidade com a consulta marcada e com a data escolhida por ela”, ressaltou.
Câncer de mama
A mamografia é a forma mais eficiente para a detecção de câncer de mama. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de cura. Só nos meses de janeiro e fevereiro, a Sesa realizou 2.028 exames de mamografias. Em todo o ano passado, foram 7.630 exames.