No dia 11 de junho, alunos da escola EMEF Profª Áurea Maria Silvia Felício, em Novo Horizonte, na Serra, serão atendidos pelo programa De Olho no Futuro, uma iniciativa da Unimed Vitória.
O projeto acontece em duas fases: na primeira etapa foram feitas as triagens e, a partir desta terça-feira (4), começam as consultas. Além da Serra, serão beneficiados pela ação cerca de 3.200 alunos em sete escolas públicas municipais da Grande Vitória e de Aracruz. Os alunos que necessitarem de óculos escolherão a armação de sua preferência na hora, terão suas medidas aferidas e receberão os óculos na escola em até 30 dias.
Nesta terça (4) e quarta-feira (5), o programa vai passar por uma escola de Cariacica. Já na quinta (7), será a vez de uma unidade de ensino de Vitória. No dia 10, mais uma escola da capital será beneficiada. E no dia 12, o programa chega a Viana e, no dia 13 de junho, acontece em Aracruz.
De Olho No Futuro
Desde 2003, esse programa proporciona atendimento oftalmológico para estudantes da rede pública. O objetivo é aumentar o rendimento escolar da criança e diminuir a evasão, muitas vezes ocasionada por problemas de visão não identificados. Em 2017, a iniciativa ampliou a atuação, que antes era feita apenas em Vitória para outros municípios.
O programa já beneficiou mais de 10 mil pessoas, entre crianças e adolescentes. Os alunos passaram por uma triagem que identifica os casos que precisam de atendimento médico. Após a consulta, aqueles que necessitaram de óculos receberam o acessório.
Todas as despesas do programa têm sido custeadas pelo Instituto Unimed Vitória. Este ano, o SESCOOP/ES participa como patrocinador. Outros parceiros da iniciativa são Renovatio, Ver Bem e Santa Casa de Vitória (Emescam).