Serra, 20 de Maio de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cidade

Serra, 26 de Janeiro de 2018 às 9:41

Excesso de calor pode dar até infarto e é preciso se proteger  


 

Evitar esforço e ficar ao sol nos horários mais quentes e se hidratar é fundamentar, principalmente para hipertensos. Foto: Agência Brasil

A estação mais quente do ano está associada com férias e muita diversão, mas alguns cuidados devem ser tomados para que nada venha comprometer a animação do verão. Isso porque, o excesso de calor, com temperaturas passando dos 35C0 na Grande Vitória, gera problemas de saúde.  Alguns deles graves, que podem até provocar a morte.  

É o caso de quem tem hipertensão e fica exposto ao calor extremo. “A pessoa hipertensa deve tomar alguns cuidados redobrados como evitar caminhar muito no sol quente, principalmente o sol da tarde. Esse sol muito quente pode causar um infarto na pessoa. O certo é evitar sair nessas situações e sempre tomar os remédios em dia”, orienta o clínico geral Rubén Arzuaga Aguilar, que atua na Unidade de Saúde de Vila Nova de Colares.   

O médico contou também que enxaquecas e desidratação são muito comuns no calor. “Para evitar a enxaqueca, a pessoa deve evitar andar no sol quente sem nenhuma proteção. O uso de bonés e sombrinhas ajuda a evitar esse problema. Já para evitar a desidratação, a ingestão de bastante líquidos como água e água de coco ajudam”, afirma.  

Outro problema comum nessa época são as queimaduras, principalmente em cidades litorâneas como a Serra, onde a turma vai à praia e exagera na hora de ‘pegar um bronze’. “A ausência ou o uso inadequado de proteção solar pode causar diversas lesões na pele e até câncer de pele”, alerta o médico.

Ele acrescenta que as praias também oferecem risco de micose, principalmente as que são frequentadas por animais domésticos, que acabam defecando na areia. Neste caso, a dica é não ficar em trechos da praia onde se avista fezes de animais.

 

 




O que você acha ?

Você concorda com a redução da Área de Proteção Ambiental (APA) do Mestre Álvaro?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por