Excesso de calor pode dar até infarto e é preciso se proteger  

Compartilhe:
Evitar esforço e ficar ao sol nos horários mais quentes e se hidratar é fundamentar, principalmente para hipertensos. Foto: Agência Brasil

 

Evitar esforço e ficar ao sol nos horários mais quentes e se hidratar é fundamentar, principalmente para hipertensos. Foto: Agência Brasil

A estação mais quente do ano está associada com férias e muita diversão, mas alguns cuidados devem ser tomados para que nada venha comprometer a animação do verão. Isso porque, o excesso de calor, com temperaturas passando dos 35C0 na Grande Vitória, gera problemas de saúde.  Alguns deles graves, que podem até provocar a morte.  

É o caso de quem tem hipertensão e fica exposto ao calor extremo. “A pessoa hipertensa deve tomar alguns cuidados redobrados como evitar caminhar muito no sol quente, principalmente o sol da tarde. Esse sol muito quente pode causar um infarto na pessoa. O certo é evitar sair nessas situações e sempre tomar os remédios em dia”, orienta o clínico geral Rubén Arzuaga Aguilar, que atua na Unidade de Saúde de Vila Nova de Colares.   

O médico contou também que enxaquecas e desidratação são muito comuns no calor. “Para evitar a enxaqueca, a pessoa deve evitar andar no sol quente sem nenhuma proteção. O uso de bonés e sombrinhas ajuda a evitar esse problema. Já para evitar a desidratação, a ingestão de bastante líquidos como água e água de coco ajudam”, afirma.  

Outro problema comum nessa época são as queimaduras, principalmente em cidades litorâneas como a Serra, onde a turma vai à praia e exagera na hora de ‘pegar um bronze’. “A ausência ou o uso inadequado de proteção solar pode causar diversas lesões na pele e até câncer de pele”, alerta o médico.

Ele acrescenta que as praias também oferecem risco de micose, principalmente as que são frequentadas por animais domésticos, que acabam defecando na areia. Neste caso, a dica é não ficar em trechos da praia onde se avista fezes de animais.

 

 

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também