Categories: Meio Ambiente

Excesso de esgoto cancela Descida Ecológica do rio Jucu

Os ativistas vem denunciando a degradação do rio há quase três décadas. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Vila Velha

Por Clarice Poltronieri

Depois de causar a interdição várias praias da Grande Vitória capixabas, desta vez é a tradicional Descida Ecológica do Rio Jucu que sofre com excesso de esgoto. É que a 27ª edição do evento, que estava previsto para o domingo de Páscoa (27), não será realizada neste ano, devido ao alto nível de poluição e ao baixo volume d’água do rio que abastece 1 milhão de pessoas na região metropolitana.

Um laboratório foi contratado para medir a quantidade de coliformes fecais em quatro pontos do rio: no Córrego do Gordo, em Domingos Martins; no braço sul, em Marechal Floriano; e na altura do Canal Araças e Córrego do Congo, em Vila Velha.

Segundo os testes, a contaminação do Jucu por coliformes fecais nos quatro pontos coletados está 160 vezes acima do considerado ‘satisfatório’ pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Os resultados acusaram 160 mil coliformes fecais por apenas 100 ml (meio copo) de água. A resolução do Conama considera a água satisfatória para banho com no máximo, mil coliformes por 100 ml. A água considerada muito boa deve ter até 500 mil coliformes fecais e a excelente, 250 mil.

Thiago Emerick André Vescovi, um dos organizadores do evento, disse que a decisão foi para preservar a saúde dos participantes. “Encomendamos ao laboratório Agrolab a medição do nível de poluição do rio, que apontou elevados índices de coliformes fecais e ficamos preocupados com os participantes para que não pegassem nenhuma doença, por isso cancelamos”, explica.

Mas o cancelamento da descida não significa que o movimento em defesa do rio vai parar. “Pretendemos coletar mais duas amostras na próxima semana e vamos nos reunir para pensar em um ato para alertar a sociedade sobre a omissão do poder público em relação à transformação do rio Jucu em esgoto”, conclui Thiago.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Homem é preso em flagrante recebendo anabolizantes na Serra

PF apreende anabolizantes na Serra/ Divulgação Polícia Federal Na tarde da última quarta-feira (28), a Polícia Federal (PF) prendeu em…

19 horas atrás

O frio continua? Veja previsão do tempo para a Serra

Foto: José Cruz/Agência Brasil As temperaturas amenas vivenciadas pelos moradores da Serra nos últimos dias trouxeram esperança de dias mais…

19 horas atrás

Bicanga, na Serra, registra dois incêndios na mesma semana

os incêndios são em áreas com vegetação e geralmente acontecem devido ação humana/ Leitor Tempo Novo Dois diferentes pontos do…

19 horas atrás

Barbeiro da Serra é reconhecido evento nacional

O evento Masterday Max dos Santos é o maior evento do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil…

20 horas atrás

Especialista ensina como cuidar da pele em diferentes fases da vida

Cuidados com a pele/ Divulgação As peles adolescentes, adultas e maduras precisam de cuidados de acordo com a necessidade de…

2 dias atrás

Setembro tem Remember Serra Bela com shows de Blacksete e 80A+

a Blacksete, referência capixaba há mais de 20 anos, é conhecida por apresentar os hits mais badalados da era disco…

2 dias atrás