Categories: Arquivo

Exército e Polícia Federal contra terrorista no ES durante Olimpíadas

Cerca de 200 homens vão reforçar segurança, incluindo na divisa do ES com o RJ. Foto: Divulgação Agência Brasil

Clarice Poltronieri

Diante das ameaças de terrorismo nas Olimpíadas, especialmente após a prisão de 10 suspeitos de ligação com o Estado Islâmico na última quinta (21) em diversas capitais brasileiras, o Espírito Santo garante que tem plano para conter terroristas. Cerca de 200 agentes entre policiais federais, estaduais e homens do exército vão ajudar no reforço da segurança durante os jogos, de 05 a 09 de agosto e nas paraolimpíadas, de 07 a 18 de setembro.

O ES está muito próximo do Rio de Janeiro e possui portos que podem ser usados como porta de entrada para terroristas. Segundo o subsecretário de Estado de Integração Institucional, Guilherme Pacífico, o trabalho de reforço já está acontecendo. “Estamos em sintonia com os grandes eventos e em parceria com os órgãos de defesa. Seguimos orientação da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Já temos o Centro Integrado de Comando e Controle funcionando”, afirma.

Durante as Olimpíadas e Paraolimpíadas, o reforço será especialmente na divisa do estado com o Rio de Janeiro. “Teremos ações nas vias estaduais e federais, além dos portos, aeroportos. Operações integradas acontecerão durante todo o período com cerca de 200 homens de diversos órgãos”, explica.

Guilherme pede que a população acione por meio do disque denúncia (181) em caso de qualquer suspeita. “Todas as demandas estão sendo observadas e serão investigadas. O atrativo para o terrorismo internacional é enorme por conta dos jogos e o estado está com o radar ligado”, pontua.
A Grande Vitória fica a poucas horas de carro de algumas cidades onde acontecem jogos. Para o Rio de Janeiro e Belo Horizonte são cerca de 8h de viagem de carro; já São Paulo e Salvador, pouco mais de 18h.

A preocupação crescente com ataques terroristas nas Olimpíadas se deve aos últimos eventos ocorridos no mundo, que registrou em seis meses, atentados em Orlando, Paris, Bruxelas, Istambul e Nice, este último no dia 14 deixando mais de 80 mortos.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção, motoristas! Novos radares já estão multando em rodovia da Serra

Atenção, motoristas! Os novos radares já estão multando na Rodovia das Paneleiras, na Serra. Crédito: Gabriel Almeida Os novos radares…

12 minutos atrás

Justiça manda soltar jovem que matou padrasto para ‘vingar a mãe’ na Serra

A Justiça mandou soltar o jovem que matou o padrasto para ‘vingar a mãe’ na Serra. Crédito: Divulgação Um caso…

3 horas atrás

Banda marcial de escola da Serra participa de concurso em São Paulo

A banda marcial foi fundada em abril de 2010 pelo maestro Jefferson Souza está ligada à Emef Manoel Carlos de…

3 horas atrás

Comunicados – 05/11/2024

publicidade legal - 05-11-2024Baixar

3 horas atrás

Anuário IEL | Serra abriga 34 das 200 maiores empresas do Espírito Santo — veja a lista

O estudo, realizado em parceria entre o IEL e a Findes, leva em consideração dados fechados de 2023 e foi…

20 horas atrás

EDP realiza cadastro para Tarifa Social e troca de lâmpadas gratuitas em bairros da Serra

Quem for ao local, poderá efetuar a troca de até 10 lâmpadas por modelos LED gratuitamente, reduzindo custos de energia.…

20 horas atrás