Lourencia Riani (PT) é vice-prefeita da Serra
Assumir a prefeitura de uma cidade com 500 mil habitantes, mesmo que interinamente, é sempre um grande desafio e a demonstração de confiança do prefeito Audifax. Uma experiência com valor histórico para as mulheres que estão na política.
Foi uma escolha nestes três anos de vice-prefeita não assumir secretaria e sim ajudar a administração em diversas áreas, priorizando as políticas públicas da assistência, projetos especiais e relação com movimentos sociais.
A primeira grande missão foi articular junto com as paróquias da Serra a Semana Missionária da Juventude, onde a Serra recebeu sul-africanos em um intercâmbio religioso, cultural e social para conhecer a realidade das comunidades, realizando diversas atividades com mais de mil jovens, que antecedeu a JMJ – Jornada Mundial da Juventude, um grande evento no Rio de Janeiro com o Papa Francisco.
A adesão ao plano Juventude Viva do Governo Federal propiciou recursos para o Viva Jovem, que levará cultura e esporte aos bairros mais vulneráveis. A defesa da construção de Centro de Referência da Juventude é uma bandeira histórica.
Mesmo com receitas escassas mantivemos o compromisso com o incentivo às artes através da lei Chico Prego. Com a Cultura, Secretaria de Direitos Humanos, Movimento Negro e Frente Parlamentar pela Igualdade Racial, foram feitas mobilizações em torno do Sítio Histórico do Queimado, recebendo a doação das terras, hoje em curso a escritura, e refazendo os projetos complementares ao da Professora da UFES Renata Hermanny, além do compromisso da Fundação Palmares, tanto no tombamento Federal pelo IPHAN, como na articulação de recursos para a obra de revitalização.
A interlocução com as entidades e projetos sociais foi um passo importantíssimo para o avanço nas relações com as políticas da assistência.
Desde 2015 coordenando o Comitê Olímpico da Serra, estamos organizando a passagem da Tocha Olímpica, que será um evento de repercussão internacional, onde a Serra será apresentada ao mundo.