Notícias

Explosão na ArcelorMittal: empresa diz que problema foi causado por “contato entre fios”

Explosão na ArcelorMittal: empresa afirmou que problema foi causado por “contato entre fios”. Crédito: Divulgação

Um forte estrondo, semelhante a uma explosão, surpreendeu moradores da Serra e de outras cidades da Grande Vitória na tarde de domingo (17). O barulho assustador foi seguido por uma coluna de fumaça densa, visível a quilômetros de distância, emanando da área industrial da ArcelorMittal, no complexo de Tubarão, na Serra.

Nesta segunda-feira (18), a ArcelorMittal esclareceu, em nota, que o incidente foi causado pelo contato entre um cabo para-raio e a rede de alta tensão, o que resultou em uma queda de energia na Central Termelétrica da usina.

A empresa informou que ainda investiga as circunstâncias do ocorrido e não confirmou se o barulho foi provocado diretamente pelo contato entre os fios ou pela interrupção de energia, conforme informa a nota enviada ao Jornal Tempo Novo.

Como consequência do incidente, houve uma paralisação parcial das operações no complexo. No entanto, a empresa garantiu que as atividades estão sendo gradualmente retomadas com segurança. Autoridades ambientais, como o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), foram acionadas para avaliar possíveis impactos ambientais.

O Iema confirmou que está monitorando a situação e que novas informações serão divulgadas à medida que as investigações avançarem.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo (Sindimetal-ES) também se pronunciou, afirmando que está acompanhando o caso para garantir a segurança dos trabalhadores. Segundo a entidade, há diálogo constante com a empresa e as autoridades para assegurar que todas as medidas de proteção sejam implementadas.

Nota da ArcelorMittal:

“A ArcelorMittal, unidade Tubarão, informou que o evento de ontem, dia 17, na usina, foi causado por um blackout que afetou sua Central Termelétrica. A queda de energia foi causada pela queda de um cabo para-raio sobre a rede de alta tensão.

O incidente gerou um barulho intenso, mas não resultou em vítimas ou danos ao meio ambiente, ocorrendo apenas interrupções operacionais, e as atividades estão sendo retomadas com segurança.

A empresa destaca que, imediatamente após o ocorrido, todas as autoridades pertinentes foram notificadas, incluindo a visita feita pelo IEMA para realizar a inspeção.

Vale ressaltar que as imagens divulgadas nas mídias sociais, mostrando chamas em um dos processos, referem-se ao sistema de segurança denominado “bleeder,” um dispositivo projetado para realizar a queima controlada dos gases em caso de falha no sistema.

A ArcelorMittal reafirma que todas as medidas foram implementadas com foco na segurança das pessoas, na preservação do meio ambiente e na estabilidade dos processos. As causas do incidente estão sendo investigadas”.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Acidente na Arcelor expõe desafio maior: gestão de uma mineradora e uma siderúrgica dentro de área urbana

Uma explosão assustou moradores do entorno da Arcelor na tarde do último domingo (17). Crédito: Divulgação Evidentemente, não é algo…

59 minutos atrás

Caminhada, palestra e corte de cabelo gratuito para homens em Jardim Tropical

A agenda em Jardim Tropical faz parte da programação do Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata…

2 horas atrás

Policial militar é encontrado morto dentro de carro em avenida na Serra

O policial foi encontrado morto dentro de um carro na avenida da Serra. Crédito: Gabriel Almeida Um policial militar foi…

2 horas atrás

Mais de 50 perderam a vida no trânsito da Serra em 10 meses

De janeiro a outubro, foram contabilizadas 51 mortes na Serra, apenas uma a menos que no mesmo período de 2023,…

3 horas atrás

Secretaria de Educação: novo concurso público oferta 1.290 vagas e salários de R$ 6 mil

Secretaria de Educação: o novo concurso público oferta 1.290 vagas e salários de R$ 6 mil. Crédito: Divulgação A Secretaria…

4 horas atrás

Mais de 150 empresários participam de Café de Negócios na Serra

Mais de 150 empresários participaram da última edição do Café de Negócios (Caneg), promovido pela Associação dos Empresários da Serra…

5 horas atrás