Divirta-se

Exposição “Dualidade” estreia neste sábado (5) na Galeria Benedita Torreão, na Serra

A exposição Dualidade, com curadoria de Alexandra Baum, integra o projeto Portas Abertas, e ficará aberta deste sábado (5) até o dia 28 de junho. Crédito: Divulgação

A partir deste sábado (5), o público da Serra poderá conferir de perto a exposição Dualidade, que ficará em cartaz por quase três meses na Galeria Benedita Torreão, anexa ao Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo I. A mostra, com curadoria de Alexandra Baum, integra o projeto Portas Abertas, da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra (Setur/PMS), e segue aberta até o dia 28 de junho.

A proposta da exposição parte do conceito filosófico de dualidade: a coexistência de forças opostas e complementares — como o corpo e a alma, o bem e o mal, a matéria e o espírito. A partir desse princípio, a artista apresenta obras que traduzem a complexidade do ser feminino, mesclando delicadeza e potência em imagens que dialogam com o autoconhecimento, a força, a vulnerabilidade e a maternidade.

+ Feira em shopping da Serra destaca talentos do artesanato capixaba até o dia 15 de abril

“Ser mulher é ter a força criadora e a fúria destruidora. Somos gentileza e confronto. Há muita força em se permitir estar vulnerável. Há muita coragem em caminhar com medo. A nossa sombra sustenta a nossa luz, e é na dualidade que a vida acontece”, resume o texto curatorial da exposição.

Alexandra Baum utiliza a arte como ferramenta de expressão pessoal e social. Suas obras refletem sua vivência enquanto mulher, sua conexão com a natureza e seus ciclos, além das dores e desafios de viver em uma sociedade ainda marcada por desigualdades de gênero. Desde que se tornou mãe, Alex também passou a incorporar à sua produção sentimentos e experiências relacionados à maternidade.

A exposição Dualidade é uma realização do Centro Cultural Eliziário Rangel, com apoio da Prefeitura da Serra, Conselho Municipal de Política Cultural e Ministério da Cultura, por meio do Governo Federal.

O Centro Cultural Eliziário Rangel fica na rua Humberto de Campos, 1201 – São Diogo I, na Serra. A entrada é gratuita. 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Detentos do Estado terão aulas de inglês

O curso tem duração de um ano. Foto: Divulgação Por meio da Secretaria da Educação (Sedu), o Governo do Estado…

16 horas atrás

Aço e rochas: ‘tarifaço’ de Trump atinge setores bilionários da Serra

Imagem: BRENDAN SMIALOWSKI/AFP Ainda há muitas incertezas sobre os possíveis impactos do tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald…

17 horas atrás

Páscoa terá caça aos ovos, teatro e encontro com o Coelhinho nos shoppings da Serra

Caça aos ovos, teatro infantil, oficinas e encontro com o Coelhinho são algumas das atividades preparadas pelos shoppings da Serra…

17 horas atrás

Instituto de Previdência da Serra recebe mais um prêmio nacional de inovação

O Instituto de Previdência da Serra recebeu o prêmio nacional inovação durante o 3º Congresso Nacional de Conselheiros Previdenciários e…

19 horas atrás

Governo do Estado abre concurso público com 600 vagas de nível médio e salário de R$ 4.714

O Governo Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.714. Crédito: Divulgação O…

20 horas atrás

Projeto abre vagas para cursos gratuitos de música na Serra

Os cursos de música na Serra têm carga horária de 60h ou 120h, e são voltados para pessoas a partir…

20 horas atrás